O senador John Fetterman (D-PA) está promovendo sua plataforma a favor da legalização da maconha, convocando os cidadãos a assinarem uma petição para mostrar o apoio popular à sua causa. Em um e-mail enviado no sábado (24), a equipe de Fetterman destacou que o senador “se mantém firme em suas crenças” e se orgulha de lutar pela legalização da maconha, além de apoiar outras questões como a reforma da saúde e os sindicatos de trabalhadores no Senado.
A mensagem reforça a visão do senador de que a legalização da maconha trará mais receitas, empregos, justiça e liberdade para a sociedade. “Ele vê como isso beneficiará nossos agricultores, veteranos e pequenos empresários. E, acima de tudo, ele acredita ser uma oportunidade vital para expurgar registros criminais relacionados à maconha e libertar pessoas encarceradas apenas por utilizar a planta”, afirma a campanha.
Fetterman, que foi vice-governador da Pensilvânia antes de ser eleito para o Senado, sempre se mostrou um defensor da reforma da cannabis e ajudou a facilitar a concessão de clemência a nível estadual durante sua gestão. Embora tenha se tornado menos vocal sobre o tema após assumir o cargo federal, ele ainda apoia propostas de legalização, como o Cannabis Administration and Opportunity Act (CAOA). No entanto, o senador não tem sido o principal patrocinador de projetos de reforma da maconha desde que entrou para o Senado em 2023.
A petição lançada pela campanha destaca que “a maconha sempre foi uma questão central na campanha de Fetterman” e convida seus apoiadores a assinarem a petição online caso concordem que “é hora de legalizar a maconha a nível federal”. A equipe do senador acredita que este tipo de ação ajuda a construir uma base de apoio e, futuramente, arrecadar fundos para a campanha.
A mensagem enviada aos apoiadores também menciona que, enquanto a maioria dos senadores não coloca a justiça em torno da maconha como uma prioridade, Fetterman sempre foi uma exceção. “89% dos americanos apoiam a maconha legal de alguma forma! Se você é um deles, assine nossa petição hoje mesmo!”, diz o e-mail.
Recentemente, Fetterman também comentou sobre a política de maconha em uma entrevista ao AskAPol. Ao ser questionado sobre a nomeação de um opositor da legalização para comandar a Administração de Controle de Drogas (DEA) durante o governo de Donald Trump, o senador expressou frustração com o “retrocesso” do movimento em favor da legalização nos últimos anos. “É decepcionante, porque não é um tema controverso, exceto para as extremidades do debate”, afirmou.
Apesar de seu ativismo em defesa da maconha, suas ações legislativas no Senado foram, em grande parte, limitadas ao apoio a outros projetos de reforma e à pressão sobre a administração Biden para expandir as pardons para crimes relacionados à maconha sob o código militar. Além disso, Fetterman tem defendido a reforma dos psicodélicos, apontando os cogumelos psilocibinos como uma possível “revolução” no tratamento de saúde mental.
Em sua petição, Fetterman afirma que “se dezenas de estados podem legalizar a cannabis, por que o governo federal não pode?” E reforça que a legalização traria mais justiça, empregos e liberdade. “A maconha legal é uma política popular e tem um amplo apoio em todo o país. Vamos mostrar que a legalização é uma prioridade para a maioria dos americanos”, conclui a mensagem.