De acordo com um novo estudo, a cannabis medicinal pode ser um tratamento altamente custo-eficiente para indivíduos com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) moderado. Os resultados da pesquisa, conduzida pelos pesquisadores da Leafwell, indicam que, mesmo sem um seguro médico abrangente, os tratamentos com cannabis medicinal podem ajudar a reduzir os custos com saúde, ao mesmo tempo em que melhoram os resultados dos pacientes.
Os pesquisadores da Leafwell analisaram a relação custo-benefício da cannabis medicinal quando usada em conjunto com tratamentos tradicionais, como antidepressivos, comparando diferentes produtos de cannabis sob quatro modelos de reembolso de seguro.
Os achados sugerem que produtos de cannabis não florais, como comestíveis, comprimidos e outras soluções orais, foram os mais custo-eficazes, independentemente da cobertura do seguro. De acordo com o estudo, essas formulações atingiram os limites de custo-efetividade comumente usados pelos seguradoras dos EUA, mesmo em planos de reembolso de 100%.
No entanto, a flor de cannabis seca mostrou-se menos custo-eficiente devido ao seu preço mais elevado, embora ainda fosse considerada custo-eficaz quando o seguro cobria de 50% a 70% dos custos do tratamento, dependendo do preço do produto.
Uma das descobertas mais significativas do estudo foi que a cannabis medicinal ainda levou a melhorias na saúde, mesmo quando os pacientes pagavam do próprio bolso. Mesmo com 0% de reembolso, os pacientes experimentaram benefícios significativos, sem custos adicionais para os seguradores.
“Este estudo é um passo crucial para demonstrar o valor econômico e terapêutico da cannabis medicinal no cuidado de saúde mental”, afirmou o Dr. Mitchell L. Doucette, autor principal e Diretor Sênior da Divisão de Pesquisa em Economia da Saúde e Resultados da Leafwell.