Home » Documentário ‘Queimando Fronteiras’ estreia no Brasil e expõe os avanços da Cannabis na América Latina

Documentário ‘Queimando Fronteiras’ estreia no Brasil e expõe os avanços da Cannabis na América Latina

by Redação

Produção premiada será exibida no Festival Maria Joana e mostra os impactos sociais e políticos da regulamentação da planta

“Queimando Fronteiras” faz sua estreia nacional no dia 13 de junho, durante a primeira edição do Festival Maria Joana de Cinema Canábico, evento inédito que ocupará a Sala de Cinema do CIC, em Florianópolis, entre os dias 12 e 15 de junho. Dirigido pelo cineasta curitibano Leonardo Ferron Baggio, o documentário venceu o prêmio “Voto Popular” no Festival Internacional de Cine Canábico de Buenos Aires (FICC) e agora chega ao Brasil como destaque da mostra.

Com entrada gratuita e programação diversa, o Festival Maria Joana se propõe a fomentar o debate público sobre os usos e a regulamentação da cannabis, reunindo produções nacionais e internacionais que abordam a planta sob múltiplas perspectivas — culturais, políticas, medicinais e sociais.

“Queimando Fronteiras” lança um olhar crítico e sensível sobre o avanço da regulamentação da maconha na América Latina, tendo como foco a experiência argentina de legalização do autocultivo para fins medicinais, aprovada em 2020. A partir de relatos de ativistas, médicos, pacientes e especialistas, o filme traça paralelos com o cenário brasileiro e convida o público a refletir sobre os impactos da guerra às drogas na América Latina.

“É muito simbólico que nossa estreia no Brasil aconteça justamente em um festival que celebra o cinema canábico e o pensamento crítico. Florianópolis vai ser palco de um encontro potente entre cultura, política e direitos humanos”, afirma Leonardo Ferron Baggio, diretor do documentário e integrante da produtora independente Abra a Gaveta.

Além de “Queimando Fronteiras”, a programação do festival inclui obras premiadas como “O Mestre da Fumaça”, de André Sigwalt e Augusto Soares, e “O Preço da Cura”, de Mônica Barcelos. O encerramento contará com debate ao vivo com representantes da associação Santa Cannabis, referência nacional no acesso à cannabis medicinal.

O Festival Maria Joana também oferecerá oficinas, palestras, exposições e outras atividades culturais voltadas à desconstrução de estigmas e à valorização de saberes ancestrais e científicos em torno da cannabis.

A estreia de “Queimando Fronteiras” está marcada para a sexta-feira, 13 de junho, 19h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A sessão é gratuita e aberta ao público.

Serviço:
 📽️ Estreia nacional de “Queimando Fronteiras”
 📅 13 de junho às 19h (sexta-feira)
 📍 Sala de Cinema do CIC – Florianópolis (SC)
 🎟️ Entrada gratuita
 🔗 Mais informações: @mariajoanafestival | @abraagaveta

You may also like