Netseeds acompanha processo de regulatório pelo qual passa o cultivo da planta no país; atualmente, marketplace atende mercado de 5 mil cultivadores judicialmente autorizados
A Netseeds, marketplace de genéticas de cannabis medicinal, estima que o mercado brasileiro de sementes da planta para o autocultivo com fins terapêuticos pode superar 1,4 milhão de pessoas e movimentar cifras entre R$ 650 milhões e R$ 800 milhões por ano. De olho nisso, a empresa participa pela primeira vez da ExpoCannabis Brasil, maior feira de negócios do setor, realizada de 15 a 17 de novembro da São Paulo Expo, na capital paulista.
Os dados se baseiam no mercado argentino, que desde março de 2021, tem o cultivo pessoal para uso medicinal regulamentado. Segundo o Ministério da Saúde do país vizinho, existiam em outubro de 2023 cerca de 300 mil pessoas autorizadas a plantar.
Caso o Brasil opte por um modelo semelhante, transpondo a população Argentina de 45,8 milhões, em 2023, para os atuais 214 milhões de brasileiros, a Netseeds estima o número de 1,4 milhão de cultivadores medicinais em potencial no Brasil. Bom base em um tiqueite médio anual conservador de R$ 350Hoje, há apenas pouco mais de 5 mil brasileiros que cultivam legalmente para fins medicinais, diante dos custos financeiros e dos trâmites burocráticos para obter um habeas corpus.
“Estamos acompanhando as discussões no judiciário e no congresso para entender qual será a opção brasileira de regulamentação. O certo é que já estamos bastante atrasados não só pensando em uso medicinal, como no caso da Argentina, mas no chamado uso recreativo como no Uruguai e mesmo o cânhamo industrial, que já é legalizado em praticamente toda a América,” avalia Luiz Borsato, fundador da Netseeds.
Investidor no mercado internacional de cannabis, com participações acionárias em empresas do segmento em bolsas dos Estados Unidos e Canadá, o empresário já estuda começar a operar com a Netseeds na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Paraguai.
Ele mesmo um cultivador autorizado judicialmente, Borsato teve ideia de fundar a Netseeds diante da dificuldade de encontrar sementes certificadas e de alta qualidade para tratar dores crônicas causadas por uma hérnia de disco.
“Somos uma healthtech que opera no modelo de marketplace. Já temos 10 marcas em nosso portfólio que reúnem o que há de mais moderno em termos de canabinoides e terpenoides e temos condições de escalar o negócio partindo deste mercado de 5 mil pessoas para os 1,4 milhões ou mais,” afirma Borsato.
Investimentos
A empresa vai fechar 2024 com um investimento de cerca de R$ 1 milhão em marketing. Apenas na ExpoCannabis Brasil a Netseeds que é patrocinadora do evento, está investindo cerca de R$ 350 mil, o que inclui o custo do espaço, montagem do estande de 80 m2, material de comunicação e merchandising e despesas com equipe que irá atender o público.
“Estivemos na Medical Cannabis Fair, Expo Head Grow e em outros outros eventos do segmento pois acreditamos no mercado. Acreditamos no poder desta planta para a saúde, para a economia e para a sociedade”, afirma.
As novidades da Netseeds na feira são cinco novas marcas que passam a compor seu portfólio em novembro, quatro já estarão disponíveis para compra online durante a ExpoCannabis Brasil. São elas as estadunidenses Wizard Trees e Happy Dream Farms e as espanholas Pyramids Seeds e Trykoma Seeds. Até o início de dezembro entra no marketplace da empresa a holandesa Karma Genetics.
Com isso, a empresa fecha o ano com onze marcas internacionais no portfólio. “Se o tratamento demanda uma genética que expresse a produção de altos níveis de CBD, nós temos. Se o paciente precisa combinar CBD com o THCv ou com THC também já foram desenvolvidas genéticas que estão no nosso portfólio,” finaliza o empresário.