A ExpoCannabis Brasil acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na capital paulista, reunindo mais de 100 especialistas e autoridades de países como Brasil, Argentina, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai no Centro de Exposições São Paulo Expo, das 11h às 21h.
Serão apresentadas mais de 48 horas de conferências, debates, oficinas e painéis sobre diversos temas centrados em três eixos: educação, saúde e desenvolvimento de negócios sobre a cannabis, em dois espaços de conferências, o Fórum Internacional e a Arena do Conhecimento.
A primeira edição da feira internacional ExpoCannabis Brasil apresentará mais de 140 expositores do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, França, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda e Paraguai em 8 mil metros quadrados de atividades e os organizadores esperam a participação de 30 mil pessoas nos três dias de evento. O evento acontece de acordo com todas as normas e regulamentações brasileiras vigentes, não incentiva o consumo de cannabis e somente maiores de 18 anos podem participar.
“A ExpoCannabis Brasil, não é apenas uma plataforma de educação e comunicação, que nosso país precisa, mas uma ferramenta para empresas e investidores e um espaço para o debate sobre avanços na legislação brasileira.”, afirma Larissa Uchida, CEO da ExpoCannabis Brasil.
No Fórum Internacional, principal espaço de conferência da ExpoCannabis Brasil com capacidade para 500 pessoas e que tem acesso gratuito aos visitantes da feira, serão apresentados ao longo dos três dias, mesas, debates e painéis sobre ciência, tecnologia, cannabis medicinal, diversidade, cânhamo, turismo, negócios, indústria, geração de emprego, estímulo ao desenvolvimento empresarial, políticas públicas e mecanismos para reparação econômica e social.
Estão confirmadas até o momento as participações de especialistas de seis países: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Paraguai, México e Uruguai. Do Brasil participam especialistas de instituições federais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz, além de pesquisadores e especialistas de universidades e instituições brasileiras e de outros países.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Instituições, universidades e especialistas apresentam debates, conferências e painéis no Fórum Internacional
No primeiro dia de evento farão parte da programação do Fórum Internacional, a cofundadora da ExpoCannabis Uruguai, Mercedes Ponce de León, Larissa Uchida, CEO da ExpoCannabis Brasil e especialista em Cânhamo, Mike Bifari, um dos responsáveis pela primeira colheita de cânhamo para fins alimentares na Patagônia Argentina.
A médica e pesquisadora científica uruguaia Raquel Peyraube, presidente da Sociedade Interdisciplinar Latino-Americana de Cannabinologia, parte do Comitê Executivo da International Alliance for Cannabinoid Medicines (IACM) e de associações científicas internacionais, como a International Society for Cannabinoid Research (ICRS) apresentará uma conferência científica sobre as Implicações terapêuticas das ações dos canabinóides em doenças neurodegenerativas: Perspectiva clínica Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer.
Se apresentam ainda os acadêmicos Renato Filev (Unifesp), Erik Amazonas (UFSC) e Derly José Henriques da Silva (UFV), que apresentarão conferências respectivamente sobre o sistema endocanabinóide, o uso veterinário da planta e sobre como o cultivo de cânhamo pode causar um impacto positivo sobre o clima.
Confira a programação que vai rolar por lá
A sexta-feira, 15 de setembro, dia de abertura da feira internacional, receberá ainda mesas sobre a importância diversidade na indústria cannábica brasileira e sobre o acesso popular à cannabis, com a participação de políticos, médicos, representantes de associações, da Anvisa e da Fiocruz.
Já o sábado, 16 de setembro, terá uma conferência sobre tecnologia e cultivo, com o brasileiro radicado no Uruguai, Ricardo Tolomelli. A programação trará ainda debates sobre o potencial do cânhamo para o continente, desenvolvimento de negócios sobre cannabis e cânhamo na Argentina, acesso à cannabis terapêutica e seus derivados e perspectivas sobre a cannabis na América Latina, que receberá representantes brasileiros e de países como Argentina, Paraguai e Uruguai.
No domingo, 17 de setembro, o Fórum Internacional da ExpoCannabis Brasil receberá apresentações sobre: o turismo canábico no mundo; o acesso a produtos veterinários; o uso internacional da cannabis como alimento; e a ciência no uso da cannabis medicinal. Além disso, serão apresentados painéis sobre negócios no Uruguai e Paraguai. Encerrando a programação do terceiro dia no Fórum Internacional, haverá uma conferência sobre o uso tradicional da cannabis com a professora Mayara de Queiroz, contando os caminhos da planta da África até o Brasil, uma palestra do juiz federal Luís Carlos Valois e uma mesa sobre reparação econômica e social por meio da planta. Todo este conteúdo será transmitido via streaming por meio do YouTube, Vimeo, Twitch e estará disponível após o evento.
A Arena do Conhecimento apresenta oficinas, palestras sobre negócios e apresentações sobre saúde, ciência e cultivo
No espaço da Arena do Conhecimento, com capacidade para 150 pessoas por apresentação e que também tem entrada gratuita para os visitantes da feira, serão apresentadas oficinas por associações de todo o Brasil, ao longo dos três dias de evento apresentando temáticas como solo, extração, doseamento e como montar sua associação de cannabis, uso do cânhamo como papel e para construção entre outras atividades práticas que terão a participação do público.
Apoio internacional e realização de empresas brasileiras
O evento brasileiro conta com o apoio de um dos maiores eventos do mundo sobre o tema, a ExpoCannabis Uruguai, que este ano chega a sua 10ª edição, e em dezembro de 2022, recebeu cerca de 40% de brasileiros e brasileiras entre os participantes, o que foi decisivo para a realização da ExpoCannabis Brasil, executada pela CannExp, grupo de empresas formado pela Smoke Buddies, maior portal dedicado à cannabis da América Latina, desde 2011 no segmento de cannabis; aLeda, a primeira marca das empresas brasileiras de seda e celulose no mundo, com mais de 17 anos no mercado nacional e internacional; Open Green, primeira edtech canábica brasileira, Bamo!, agência especializada em turismo experiencial que atua há mais de 8 anos no mercado, e King Paper e King Blunt, empresas de seda e blunt.
Não fique de fora
ExpoCannabis Brasil 2023
15, 16 e 17 de setembro de 2023
Horário: 11h às 21h
Local: São Paulo Expo (SP)
Ingressos disponíveis e programação completa em www.expocannabisbrasil.com
LEIA TAMBÉM:
- Roda de conversa na Fiocruz irá debater cannabis e direito à saúde nas favelas
- Curso gratuito sobre Cannabis da Unifesp está com inscrições abertas
- Justiça determina que Anvisa deve autorizar importação de flores em 30 dias
- STF tem 5 votos a 1 para descriminalizar maconha