Home » Uso medicinal da cannabis mais que dobrou no Brasil em 2021

Uso medicinal da cannabis mais que dobrou no Brasil em 2021

O aumento é reflexo da facilitação das importações e novas autorizações concedidas pela Anvisa

by contato

As importações de cannabis medicinal vêm crescendo a cada ano. Os pedidos mais do que dobraram em 2021, quando foram feitas 40.191 novas solicitações de importação de medicamentos com canabidiol (CBD). Isto é 110% a mais do que em 2020, quando foram contabilizadas 19.150 importações. Em comparação, foram 1.392 importações de cannabis medicinal em 2017, 2.371 em 2018 e 8.522 em 2019. Os dados são da BRCANN (Associação Brasileira da Indústria de Canabinóides) e foram divulgados pela Folha de São Paulo.

Segundo especialistas, a Covid influenciou na busca maior pelos medicamentos usados para tratar depressão, ansiedade, distúrbios de sono, entre outras condições ocasionadas pela pandemia. Entre os fatores também que contribuíram para o avanço das importações estão os investimentos das empresas do setor em educação médica continuada e as autorizações sanitárias que permitiram a chegada de novos produtos nas farmácias, o que aumenta a confiança de médicos e pacientes

Outro aspecto relevante para se compreender este crescimento é a evolução regulatória trazida pela RDC335/2020 que tornou mais digital e menos burocrático o processo de importação para médicos e pacientes, dispensando a exigência de renovação. Embora 18 produtos já tenham recebido autorização sanitária da Anvisa para comercialização nas farmácias, a grande maioria só deve chegar no segundo semestre de 2022 ou apenas no primeiro semestre de 2023. A baixa oferta tem influenciado os pacientes a buscarem opções de produtos via importação diante da ampla variedade de formulações e preços.

São Paulo é recordista em prescrições
Segundo dados da Kaya Mind – empresa de inteligência de mercado para o setor, considerando todas as prescrições feitas desde fevereiro de 2019, São Paulo aparece em primeiro lugar (41% do número total), seguido por Rio de Janeiro (19%) e Minas Gerais ( 7%). Quando se considera os dez estados com mais autorizações, o total de pacientes com autorização chega a 90% do total.

Se você deseja iniciar seu tratamento com cannabis e não sabe onde encontrar um médico prescritor, basta acessar o menu MÉDICOS no nosso site que reúne os principais especialistas do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

You may also like