Home » Unicamp busca pessoas para participar de pesquisa com cannabis

Unicamp busca pessoas para participar de pesquisa com cannabis

by redacao

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp está promovendo a pesquisa “Obstáculos e desafios dos itinerários de cuidados de pessoas em uso terapêutico de cannabis”, sob responsabilidade dos pesquisadores Heloísa Jatobá Scattone e Luís Fernando Tófoli. 

O objetivo deste estudo é compreender as percepções de pacientes em uso terapêutico de cannabis a respeito dos principais obstáculos e dificuldades vivenciados para o uso medicinal de produtos derivados dessa planta que ainda é uma droga ilegal no Brasil.

Para se candidatar é necessário responder o questionário, contendo perguntas sobre características sociodemográficas e sobre o uso terapêutico de cannabis. Ao final do questionário, caso você opte por deixar seus contatos, você poderá ser selecionado para a segunda parte da pesquisa que consistirá em uma entrevista realizada pela pesquisadora responsável.

Entenda melhor

O potencial terapêutico da maconha vem sendo explorado pela humanidade há pelo menos 5mil anos. Porém, com as políticas de proibição das drogas construídas ao longo do século XX, este potencial foi negado e a produção científica em torno desta substância, prejudicada. Hoje, o potencial medicinal da cannabis já é consolidado e seu uso terapêutico vem sendo regulamentado em diversas partes do mundo. 

No Brasil, a cannabis ainda é ilegal e seu uso terapêutico é majoritariamente restrito a produtos importados, com custo inviável para a maioria da população. Mesmo neste contexto, o número de pacientes em uso terapêutico de fitocanabinoides vem aumentando progressivamente no país. Este acesso acontece por diferentes meios, dentro ou fora da lei, variando de acordo com os marcadores da posição social do paciente, assim como as experiências vivenciadas com o uso desta terapia.

Faça parte
Interessados em participar devem preencher, até 17 de março, o formulário eletrônico. Para outras informações, escreva para o e-mail pmazzola@fcf.unicamp.br. 

You may also like