Uma versão médica da bebida ayahuasca pode se tornar disponível para os americanos na próxima década. A Filament Health, uma empresa canadense de medicamentos psicodélicos, criou uma forma medicinal do poderoso psicodélico que pode ser tomado por via oral como uma pílula. A empresa espera empurrar a versão de nível médico através de um FDA em 2023.
A ayahuasca está sendo apresentada como um tratamento alternativo para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e depressão depois de se tornar popular com o apoio de celebridades como Joe Rogan e o quarterback do Green Bay Packers, Aaron Rodgers. Mas os americanos atualmente precisam viajar para a América Central e do Sul para retiros caros e experiências religiosas envolvendo a potente bebida.
A ayahuasca contém o composto N,N-dimetiltriptamina (DMT), um dos alucinógenos mais potentes do mundo. Como o LSD e a psilocibina, o DMT demonstrou sua capacidade de aumentar a conectividade entre diferentes redes cerebrais impedidas por depressão e trauma.
A bebida da ayahuasca é feita a partir da fervura do cipó amazônico Banisteriopsis caapi, que contém o DMT, e do arbusto chacrona. A bebida é normalmente administrada por um xamã, que atua como guia durante a viagem. Não existe uma receita padrão de ayahuasca. Diferentes culturas e xamãs o farão de maneira diferente com base em sua tradição, o que significa que não há uma dose uniforme de DMT, criando uma experiência de usuário variável.
A Filament Health, que se concentra no desenvolvimento de psicodélicos botânicos para tratar doenças mentais, criou uma forma medicinal de ayahuasca que provavelmente entrará em um teste aprovado pelo regulador em 2023. Ele pode estar disponível para uso com receita médica na América do Norte na próxima década, de acordo com Ben Lightburn, CEO da Filament Health.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Ciência e pesquisa
A Filament licencia sua terapêutica para pesquisadores e instituições que desejam estudar as aplicações dos psicodélicos no tratamento da saúde mental. Várias instituições começaram a estudar a psilocibina fabricada pela empresa. O mesmo processo deve acontecer antes que a ayahuasca de grau médico possa ser estudada em um ensaio clínico.
Os pesquisadores que desejam estudar substâncias proibidas, como o DMT, também precisam passar por alguns obstáculos burocráticos. Como o DMT é uma substância do cronograma 1, o que significa que não possui nenhum benefício médico, os pesquisadores precisam fornecer ao DEA extensas listas de ingredientes, protocolo de supervisão e planos de armazenamento.
Mesmo que a experimentação seja aprovada e o valor medicinal descoberto, não há um caminho óbvio para atribuir uma nova classificação à droga, tornando sua introdução no mercado dos EUA ainda mais obscura. A Filament Health é especializada no desenvolvimento de drogas psicodélicas para tratar problemas de saúde mental, como depressão grave e dependência de opioides.
A ayahuasca medicinal é apenas o mais recente desenvolvimento na pesquisa das propriedades terapêuticas de drogas como ela, como a psilocibina, o ingrediente psicoativo dos cogumelos mágicos. A planta ayahuasca é tipicamente a estrela da experiência psicodélica. O composto aumenta a conectividade entre diferentes redes cerebrais e aumenta a plasticidade sináptica.
Entenda melhor
Ele provoca alucinações poderosas e distorce a visão da realidade. O arbusto chacrona, por sua vez, é o que dá início ao DMT no elixir. As enzimas naturais do corpo quebram os efeitos psicoativos do cipó da ayahuasca, então os xamãs acrescentam os extratos do arbusto.
O arbusto Chacruna é rico em um composto conhecido como “inibidor da monoamina oxidase” (MAOI), que impede que as enzimas do corpo façam seu trabalho. Os xamãs sul-americanos usaram o arbusto para desenvolver diferentes receitas de ayahuasca, e a Filament queria honrar os fundamentos tradicionais da bebida.
O DMT geralmente é sintetizado sozinho, mas os cientistas da Filament Health obtiveram uma das preparações tradicionais, incluindo o arbusto chacrona para extrair a ayahuasca de grau médico.
A Filament já lançou testes clínicos em outro tratamento psicodélico para depressão maior. Sua cápsula PEX010 é composta pelo composto que empresta seus efeitos psicodélicos aos cogumelos mágicos, a psilocibina. O PEX010 está sendo usado atualmente em ensaios clínicos aprovados pelos reguladores de saúde no Canadá e nos EUA.
A empresa também recebeu várias patentes do Escritório de Propriedade Intelectual do Canadá e do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos por seu processo de extração de psilocibina natural de plantas e sua manipulação em um tratamento médico utilizável.
Apesar de seu status ilegal nos EUA, a conquistou seguidores de alto nível, incluindo fãs como Miley Cyrus e Joe Rogan. Miley Cyrus disse que ‘amou’ a droga e que a deixou vendo cobras imediatamente, em entrevista à revista Rolling Stone em 2020. Joe Rogan é um grande defensor do DMT – o ingrediente ativo usado na ayahuasca – e compartilha regularmente suas experiências em seu podcast.
Fonte: Daily Mail
LEIA TAMBÉM:
- Pernambuco aprova cultivo da cannabis para fins medicinais
- A cannabis pode ser efetiva no combate ao estresse
- Governadora de Nova York assina lei de incentivo ao cânhamo
- Câmara de Salvador aprova acesso a remédios de cannabis no SUS
- A cannabis pode ser efetiva no combate ao estresse