Home » AbraRio firma parceria com UFRRJ para impulsionar pesquisa e inovação no cultivo da cannabis medicinal

AbraRio firma parceria com UFRRJ para impulsionar pesquisa e inovação no cultivo da cannabis medicinal

by Redação

A Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (AbraRio) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oficializaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com foco no desenvolvimento de pesquisas e inovações voltadas à cadeia produtiva da cannabis medicinal. O objetivo é promover avanços técnico-científicos que garantam a qualidade, eficácia e segurança dos produtos distribuídos aos associados da instituição.

O acordo contempla uma ampla gama de atividades, que vão desde a orientação técnica até a implementação de processos inovadores nos seguintes eixos: seleção e melhoramento genético; técnicas de propagação; fertilidade e adubação; protocolos de cultivo; controle fitossanitário; colheita, pós-colheita e armazenamento; Boas Práticas Agrícolas e de Coleta; Boas Práticas de Fabricação; Controle e Garantia da Qualidade; métodos extrativos e preparo de formulações.

Essa parceria estratégica com a UFRRJ representa um passo importante para o fortalecimento da produção nacional de cannabis medicinal, em um momento decisivo para o tema no país. A iminente regulação do cultivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente em discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), destaca a urgência de iniciativas que unam ciência, responsabilidade social e protagonismo institucional.

“Estamos construindo uma base sólida para garantir que os pacientes tenham acesso a medicamentos seguros, com controle de qualidade rigoroso, e produzidos com base no conhecimento técnico mais avançado disponível”, afirma a presidente da AbraRio, Marilene Esperança. Ela destaca ainda que o desenvolvimento da cadeia produtiva da cannabis no Brasil depende diretamente do investimento em pesquisa e da cooperação entre sociedade civil, universidades e poder público.

O agrônomo e discente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO/UFRRJ), Dennys Zsolt Santos, celebrou o início da colaboração: “Esta parceria entre a AbraRio com a Universidade Rural em um projeto conjunto representa um avanço inédito para o estado do Rio de Janeiro. A celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) estabelece as bases para a elaboração de um protocolo completo de cultivo voltado à realidade do Estado. Trata-se de uma iniciativa de longo prazo, que dará origem a diversas experiências a partir deste momento. Começaremos pelo básico, com o uso de clones, focando na expressão fenotípica e genética, além de iniciar as primeiras experimentações em campo na própria sede da AbraRio.”

Responsável pelo cultivo da AbraRio e ex-aluna da UFRRJ, a agrônoma Kellis Fernanda também compartilhou suas expectativas: “Eu estou muito orgulhosa com essa parceria. Tenho muitas ideias de projetos para concretizar com essa união. Vamos começar pela propagação, que é a base do cultivo, e estou muito ansiosa com os próximos passos.”

Para o professor Ricardo Berbara, ex-reitor da UFRRJ, a parceria reflete uma trajetória de admiração mútua e compromisso com o avanço científico no tema: “Desde minhas experiências na reitoria, pude conhecer o trabalho da AbraRio e me encantei. É uma associação que pauta a cannabis como instrumento terapêutico e também como objeto científico, provocando universidades e institutos a pesquisarem, a apoiarem a inovação. Desenvolvi uma grande admiração pela AbraRio e espero que essas parcerias continuem cada vez mais estreitas, para que, em breve, o uso terapêutico da cannabis seja rotina — e também seu estudo aprofundado nas universidades e centros de pesquisa.”

O Plano de Trabalho detalha as ações previstas e marca o início de uma colaboração duradoura, comprometida com o avanço científico e o bem-estar de milhares de pessoas que já fazem uso terapêutico da cannabis no Brasil. Essa parceria simboliza mais do que um avanço técnico: é um marco na luta pelo reconhecimento da cannabis como ferramenta de saúde, inclusão e dignidade.

You may also like