Home » ONU aponta aumento no uso de cannabis

ONU aponta aumento no uso de cannabis

Em seu último relatório organização aponta que 209 milhões usaram cannabis em 2020

by contato

Lugares, incluindo estados dos Estados Unidos que legalizaram a cannabis, parecem ter aumentado seu uso regular, enquanto os bloqueios da COVID tiveram um efeito semelhante, aumentando o risco de depressão e suicídio, afirma o último relatório divulgado pela ONU.

A cannabis é há muito tempo a droga mais usada no mundo e esse uso está aumentando enquanto a cannabis no mercado está se fortalecendo em termos de teor de tetrahidrocanabinol (THC), disse o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em seu relatório anual World Relatório de drogas. Vários estados dos EUA legalizaram o uso não médico de cannabis, começando com Washington e Colorado em 2012. O Uruguai a legalizou em 2013, assim como o Canadá em 2018. Outros adotaram medidas semelhantes, mas o relatório se concentrou nesses três países.

“A legalização da cannabis parece ter acelerado as tendências ascendentes no uso diário da droga”, disse o relatório do UNODC, com sede em Viena. Embora a prevalência do uso de cannabis entre adolescentes “não tenha mudado muito”, houve “um aumento pronunciado no uso frequente de produtos de alta potência relatados entre jovens adultos”, disse. “A proporção de pessoas com transtornos psiquiátricos e suicídios associados ao uso regular de cannabis aumentou”.

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS.

O relatório disse que cerca de 284 milhões de pessoas, ou 5,6% da população mundial, usaram drogas como heroína, cocaína, anfetaminas ou ecstasy em 2020, os dados mais recentes disponíveis. Desses, 209 milhões usaram cannabis.
Períodos de bloqueio durante a pandemia de COVID-19 levaram a aumentos no uso de cannabis em 2020. A produção de cocaína atingiu um recorde em 2020 e o tráfico marítimo está crescendo, acrescentou com dados de apreensão de 2021 sugerindo uma expansão fora dos dois principais mercados da América do Norte e Europa para a África e a Ásia.
Os opióides continuam a ser as drogas mais mortais, com o fentanil levando as mortes por overdose nos EUA a um novo recorde: a estimativa provisória para 2021 é de 107.622.

Fonte:Reuters

LEIA TAMBÉM:

You may also like