Home » Frente discutirá o uso terapêutico da Cannabis como redutor de danos

Frente discutirá o uso terapêutico da Cannabis como redutor de danos

by redacao

Na próxima quinta-feira (20), a partir das 10 horas, a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo realizará a segunda audiência do ano no auditório Teotônio Vilela com a temática Cannabis e Redução de Danos.

A programação contará com a presença de especialistas que desenvolvem pesquisas com pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, além dos relatos de pessoas com uso problemático de drogas que utilizam a cannabis como estratégia de redução de danos e que tiveram as suas vidas transformadas a partir do uso terapêutico da cannabis.

Após a abertura da reunião pelo coordenador Caio França (PSB) e do seu vice-coordenador, Eduardo Suplicy (PT), a mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP, professora da Universidade de Brasília e coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas, Andrea Gallassi, fará a sua abordagem sobre o tratamento da dependência, especialmente de crack, com o canabidiol.

Na mesma linha, Janaina Rubio Gonçalves, bacharel em Ciências Biológicas pela UNIVALI – SC, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UNIFESP-EPM e coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro de Convivência É de Lei e membra diretora da associação RESH, discutirá o uso de cannabis para pessoas que fazem uso de crack e seus atravessamentos sociais.

O redutor de danos pelo Centro de Convivência É de lei, articulador social, pesquisador e delegado da Conferência Nacional de Saúde Mental, Cleiton Ferreira, compartilhará a sua experiência com o uso do óleo de Canabidiol para vencer a dependência ao uso de outras substâncias. A escritora Priscila Santos e o coordenador do projeto Pão do Povo de Rua, Ricardo Mendes, pessoas que estiveram em situação de rua e ex-usuários de drogas, também contribuirão com os seus relatos de experiência sobre como a prática da redução de danos transformou as suas vidas.

“A redução de danos é uma abordagem que busca minimizar os riscos associados ao consumo de substâncias, que foca nas demandas das pessoas. É importante que as pessoas tenham acesso a informações científicas imparciais sobre os riscos e benefícios da cannabis, de modo que possam tomar decisões informadas sobre seu consumo”, destacou o vice-coordenador da Frente, Eduardo Suplicy.

O deputado Caio França entende que a temática da audiência traz uma abordagem importante sobre outros usos da planta Cannabis sativa como o de agente de redução de danos. “A audiência une ciência e saúde pois traz abordagens técnicas de quem se dedica a estudar o tema e pessoas em situação de vulnerabilidade em função do uso excessivo de drogas e de que forma elas vêm se beneficiando com o uso terapêutico da cannabis. Também contaremos com relatos de vidas modificadas a partir da adoção dessa estratégia”, acrescentou o coordenador.

LEIA TAMBÉM:

You may also like