Home » Estudos sobre cannabis disparam no mundo

Estudos sobre cannabis disparam no mundo

Apesar das barreiras causadas pela proibição pesquisas avançam

by contato

A quantidade de estudos sobre cannabis vem crescendo vertiginosamente nas últimas duas décadas, à medida que mais países ao redor do mundo passaram a acabar com a proibição. Isso apesar do fato de que a política federal dos EUA e de boa parte do mundo tem dificultado severamente os cientistas de estudar a planta devido ao seu status contínuo como uma droga de Classe I sob a Lei de Substâncias Controladas (CSA). O novo estudo no Journal of Cannabis Research fornece uma análise detalhada da literatura científica sobre a cannabis que se expandiu ao longo do tempo, apesar dessas barreiras. Os pesquisadores conseguiram identificar quase 30.000 estudos relacionados à cannabis que foram publicados em 5.474 periódicos de 1829 a 2021.

“Desde a década de 1960, observa-se uma tendência ascendente no que diz respeito ao volume de publicação, com 2020 marcando o ano com mais publicações”, disseram os autores.Os periódicos que com mais frequência publicam estudos são Drug And Alcohol Dependence (706 artigos), Addictive Behaviors (419) e o British Journal of Pharmacology (356).
Em termos do assunto dos estudos, os cientistas também identificaram as frases relacionadas mais comuns associadas aos objetivos da pesquisa. Talvez sem surpresa, dado o forte interesse no potencial terapêutico da cannabis, “remédio” foi o termo mais comum.

Os autores observaram também que mais pesquisas sobre cannabis se concentraram nos danos associados à substância, em oposição aos seus usos benefícios médicos, especialmente nos EUA. Eles determinaram que quase metade dos 30 periódicos que publicaram o maior número de estudos sobre cannabis contêm “palavras associadas a danos em seus títulos”, como “dependência”, “viciante/vício”, “forense”, “droga” e “Abuso.”

Os pesquisadores afirmam que o recente aumento nos estudos de cannabis pode ser atribuído a uma grande quantidade de financiamento dedicada à pesquisa desse tópico. Apenas neste mês, por exemplo, o governo federal anunciou oportunidades de financiamento para pesquisadores estudarem os benefícios e riscos da maconha para pacientes com câncer.

LEIA MAIS:

You may also like