A cidade de São Vicente em São Paulo inaugurou o Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (NASCI) que visa facilitar o acesso de medicamentos, incluindo os que contém cannabis. O Núcleo que fica na Rua Guarany, 70, Parque São Vicente vai ofertar gratuitamente à população mais vulnerável a consulta, o tratamento e o remédio à base da planta.
Para o médico psiquiatra Flávio Falcone, o NASCI irá socializar o acesso a esse tratamento à base da planta. “O tratamento é uma realidade para pessoas que têm condições de custeá-lo. Agora, por meio desse equipamento, pessoas de baixa renda também terão acesso”, destaca.
Segundo a diretora-presidente do Instituto de Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf) Fernanda Gouveia o NASCI ofertará outras Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.
Fernanda explica que, em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICs à população.
“O Instituto é atuante na pauta de Redução de Danos voltada a pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. O NASCI também vai atender esse público por meio das PICs e da Cannabis medicinal”, reforça a diretora-presidente.
A partir da inauguração do NASCI, já haverá formação de rodas de terapia comunitária no local. “Vamos aumentar essas PICs, gradativamente, a partir da captação de novos recursos e do fortalecimento dessas ações juntamente com a comunidade”, finaliza Fernanda.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Vitória da comunidade
Essa iniciativa é fruto de uma emenda parlamentar de autoria do deputado Caio França em parceria com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o Ministro de Relacionais Institucionais, Alexandre Padilha. Caio França que participou da inauguração celebrou a novidade. “O NASCI vai antecipar o objetivo da lei que aprovamos na ALESP e foi sancionado pelo governador.”
Relembre
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou em janeiro uma lei que autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde do estado. Os remédios deverão ter o registro prévio na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e serão distribuídos a pacientes com laudo e prescrição médica, além de um atestado comprovando que essas pessoas não têm condições de comprar a medicação.
LEIA TAMBÉM:
- Búzios realiza mutirão de atendimento para tratamento com cannabis
- Volta Redonda começa a oferecer tratamento à base de canabidiol pelo SUS
- Inscrições abertas para o 1º Congresso de Psicologia e Cannabis
- Araraquara realiza Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal
- NBA pode liberar o uso de cannabis em novo acordo com jogadores
- Cannabis como aliada na neuroproteção para esportes de impacto