Home » Colunistas » Cannabis como aliada na neuroproteção para esportes de impacto

Cannabis como aliada na neuroproteção para esportes de impacto

by redacao

Você sabia que a cannabis tem um importante efeito neuroprotetor?

Isso é particularmente importante em esportes de contato como o futebol americano e nas artes marciais que cursam com muitos traumas na cabeça.

Nessas modalidades os atletas podem sofrer tanto com lesões agudas como a longo prazo podendo vir a desenvolver graves problemas como a Encefalopatia Traumática Crônica por exemplo, que comumente acomete jogadores de futebol americano e lutadores de boxe anos após a aposentadoria.

O que acontece basicamente é que, os fitocanabinoides promovem uma proteção contra a neuroinflamação que acomete o cérebro causada por esses traumas repetidos na cabeça ao longo de anos. 

Desde 2016 pesquisadores de uma importante universidade norte-americana (Universidade Johns Hopkins) junto com a NFL (Liga de Futebol Americana) estão realizando pesquisas avançadas junto a atletas aposentados e em atividade.

– AGENDE UMA CONSULTA COM O DOUTOR EDUARDO FONTES

CBD tem se mostrado efetivo na neutralização do dano neuronal no córtex pré-frontal e na inibição do estresse oxidativo e da neuro inflamação, promovendo uma melhor saúde geral do cérebro e prevenindo que lesões permanentes ocorram. 

Diante dessas constatações extremamente positivas, várias ligas esportivas nos Estados Unidos têm retirado a cannabis da lista de substâncias proibidas de uso pelos atletas, inclusive THC!!!

O exemplo mais marcante dessa mudança profunda na relação entre as ligas, atletas e cannabis talvez seja o UFC que, desde 2021, junto com a USADA (Agência Antidopagem Americana) promoveu o fim das suspensões de atletas pela presença de metabólitos da cannabis nos testes anti-doping.

Quer saber sobre os principais benefícios da cannabis e como ela pode ajudar os atletas?

É só continuar acompanhando minha coluna.
Grande abraço do Dr. Eduardo Fontes

* Eduardo Fontes é médico formado em 2007, pós-graduado em Nutrologia Esportiva, Pós-graduando em Cannabis Medicinal com Certificação Nacional (UNIFESP) e Internacional (Grenn Flower) em Cannabis Medicinal. Atua associando a Nutrologia com cannabis medicinal buscando prevenir e tratar doenças através da melhora da qualidade de vida. O doutor também é sócio proprietário da Clínica Dawa de Medicina Integrativa com unidades em Balneário Camboriú-SC e São Paulo-SP e da CannCare que promove cursos presenciais e on-line sobre cannabis medicinal.

LEIA TODAS AS COLUNAS DO DOUTOR EDUARDO FONTES