Home » Conheça Mila Jansen, a ‘Rainha do Haxixe’

Conheça Mila Jansen, a ‘Rainha do Haxixe’

by Redação

Uma das maiores referências do mundo sobre a planta da cannabis, e mais especificamente sobre o haxixe, um tipo de extração feita com diversas técnicas – algumas delas aprimoradas pela própria ‘rainha’, como é denominada, Mila Jansen, holandesa de 80 anos, desembarcou no Brasil para uma sessão de autógrafos de seu livro “Como me tornei a rainha do haxixe”, no stand da aLeda, durante a ExpoCannabis 2024, que rolou entre os dias 15 e 17 de novembro, na São Paulo Expo.

Além dos autógrafos, Mila participou da estreia mundial do documentário “Mila’s Journey”, contando também com um debate com a equipe do filme, comparecendo a própria Mila Jansen, o ator Ricardo Petraglia, a antropóloga mexicana Polita Pepper, a especialista em fitoterapia, Thabata Neder e um dos fundadores da aLeda, Renato Volonghi, que aponta a força do evento para o debate no país.

“Acho que tem muito ainda para se fazer quando se fala no mercado brasileiro, principalmente, onde a gente ainda vive uma repressão grande, mesmo com essa decisão do STF de estabelecer as quantidades. E uma das bandeiras que vai ajudar a gente com isso é a ExpoCannabis Brasil, da qual fazemos parte, e que tem como ponto central colocar toda essa discussão em voga e mostrar para o grande público que a maconha vai muito além do que foi construído na sociedade nos últimos 80 anos”, destaca Renato Volonghi, um dos fundadores da aLeda.

Mila

Mila Jansen, conhecida como “rainha do haxixe”, foi uma figura de destaque no contexto da contracultura e do movimento de legalização da maconha, especialmente na década de 1970 e 1980. Ela foi uma ativista e pioneira no cultivo e na produção de haxixe (uma forma concentrada de cannabis), além de ser uma defensora fervorosa da legalização das drogas.

Mila nasceu na Holanda e, ao longo de sua vida, teve envolvimento com várias questões relacionadas ao uso recreativo e medicinal da cannabis. Ela ficou particularmente conhecida por ser uma das primeiras mulheres a se destacar em um cenário dominado por homens na produção de haxixe.

Na década de 1980, Mila Jansen se tornou uma figura icônica no movimento do cultivo de cannabis, chegando a ser chamada de “rainha do haxixe” por suas contribuições no desenvolvimento de técnicas de extração de haxixe e por seu trabalho de promoção do cultivo e do uso responsável da planta.

Ela também fundou a “Dutch Seed Company”, que se tornou muito conhecida no cenário internacional, promovendo sementes de cannabis e desenvolvendo novas variedades. Seu trabalho foi fundamental para o fortalecimento da indústria do cultivo de cannabis na Europa, e ela também esteve envolvida com várias campanhas de advocacy pela legalização da maconha.

Mila Jansen foi uma das primeiras pessoas a usar técnicas avançadas de extração de resina de cannabis (como a extração por água), o que ajudou a estabelecer novos padrões na produção de haxixe.

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?