Home » Câmara de Macaé no RJ aprova uso medicinal da cannabis

Câmara de Macaé no RJ aprova uso medicinal da cannabis

O projeto de lei aguarda a sanção do prefeito para entrar em vigor

by contato

Após ampla discussão com diversos setores da sociedade, os vereadores de Macaé aprovaram o Projeto de Lei 05/2022, que regulamenta o uso da cannabis para fins medicinais na cidade. O PL prevê a distribuição gratuita de medicamentos à base da planta inteira ou de seus componentes isolados nas unidades de saúde pública municipal, privada ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O autor da proposta, o vereador Edson Chiquini (PSD), fez questão de salientar que além do preconceito e da desinformação sobre a planta, o alto custo também interfere na comercialização da cannabis.

“Hoje, uma família chega a pagar R$ 2 mil ao mês para ter acesso ao canabidiol, o que o torna inacessível para a maioria dos pacientes que sofrem com distúrbios neurológicos. A nossa intenção ao regulamentar é criar uma associação, que poderá comercializar o óleo por cerca de R$ 80”, esclareceu Chiquini.

O presidente da Câmara, o vereador Cesinha (Pros) aproveitou para solicitar ao Executivo a realização de convênio junto aos laboratórios credenciados pela Anvisa que extraem o canabidiol.

Búzios foi a pioneira
A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, foi a primeira do estado do Rio a regulamentar o uso da Cannabis Medicinal na rede pública de saúde para tratamento de pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais de certas doenças. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal nesta semana e já foi sancionado pela Prefeitura. Inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde estima que 380 crianças portadoras do espectro autista e 60 crianças com Epilepsia Refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais, devem ser beneficiadas no município.

LEIA TAMBÉM:

Apepi garante na justiça autorização para plantar em sua sede campestre
Projeto de lei visa proibir fazendas de cannabis no Rio de Janeiro
Mãe conquista na justiça direito de cultivar cannabis em casa

You may also like