Tutora de cão entra na justiça para conseguir cannabis
25 de junho de 2022

Advogada Cinthia Belino entrou com uma ação na Justiça para que a União e o Estado do Ceará forneçam um medicamento à base de canabidiol para o tratamento de um cachorro que sofre de hidrocefalia em Fortaleza. A tutora do animal não pode pagar pelo remédio. O medicamento é feito com substâncias extraídas da cannabis e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento em pessoas.
A importação de medicamentos à base de canabidiol está liberada no Brasil desde 2015. Os remédios são usados em pessoas no tratamento de dezenas de doenças, como artrite, epilepsia, esclerose múltipla e mal de parkinson, além de ser utilizado para aliviar dores crônicas causada por cânceres. O medicamento, no entanto, só pode ser fornecido com receita médica.
Diagnosticado com hipoplasia cerebelar e hidrocefalia, o cão Valentim, da raça golden, sofre quase que diariamente com convulsões. A advogada, que entrou na Justiça com o pedido do medicamento, disse em entrevista ao g1 que acompanhava a tutora de Valentim pelas redes sociais quando decidiu ajudar, já que ela não conseguia obter o medicamento em razão do preço caro e por não conseguir autorização para obter o remédio.
“Acompanho o Valentin nas redes sociais e vi que o médico tinha oferecido esse tratamento para ele e a tutora estava com dificuldades não só de comprar o remédio, como de ter acesso a esses cadastros. Então eu ofereci os meus serviços para ela para que a gente entrasse na Justiça e fizesse essa tentativa de conseguir esse medicamento e esse cadastro por via judicial”, disse a advogada.
O uso de medicamento à base de canabidiol para o tratamento em Valentim foi prescrito pelo médico veterinário Felipe Pereira, que acompanha o animal desde agosto de 2021. Na prescrição, ele recomenda o tratamento canábico para que Valentim tenha qualidade de vida, “tendo em vista que o quadro clínico do paciente não teve resultados satisfatórios com a utilização de terapias convencionais.” Vale lembrar que o medicamento receitado para o cão Valentim, segundo o veterinário Felipe Pereira, custa em torno de R$ 200 a R$ 300.
LEIA TAMBÉM:
Precisa de orientação médica?
Encontre um especialista em cannabis medicinal perto de você.
Encontrar Médico EspecialistaEncontre seu Especialista
Profissionais especialistas em todo o Brasil
Consulta presencial e telemedicina
Aviso Legal
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui consulta médica. O uso de cannabis medicinal deve ser feito sob orientação de profissional habilitado, conforme regulamentação da Anvisa (RDC 327/2019). Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações aqui contidas.



