A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 28/2023, de autoria dos deputados Luís do Hospital (MDB) e Alan Queiroz (Podemos), que autoriza o fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de cannabis. Um dos objetivos dessa política é tratar pacientes cujo tratamento com a planta possui eficácia.
O projeto dispõe que o fornecimento seja em associação com outras substâncias canabinoides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, em caráter de excepcionalidade, pelo Poder Executivo, nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão beneficiados pacientes portadores de doenças que o medicamento consiga diminuir as consequências clínicas e sociais dessas patologias como, por exemplo, pessoas com epilepsia, Alzheimer e mal de Parkinson. Segundo o projeto, em Rondônia há entre 35 e 36 mil pessoas com epilepsia e, parte desse número, precisaria de canabidiol para melhorar o tratamento e a qualidade de vida.
“Essa substância, o canabidiol, tem apresentado muita melhora na condição de alívio da dor de muitas doenças e vai minimizar o sofrimento de muitas pessoas”, enfatizou o deputado Alan Queiroz. O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para sanção do Poder Executivo.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Confira os estados do país que já possuem leis que garantem o fornecimento no SUS
-Alagoas
-Ceará
-Goiás
-Mato Grosso
-Paraná
-Pernambuco
-São Paulo
-Sergipe
*Distrito Federal
LEIA TAMBÉM:
- Búzios realiza mutirão de atendimento para tratamento com cannabis
- Volta Redonda começa a oferecer tratamento à base de canabidiol pelo SUS
- Inscrições abertas para o 1º Congresso de Psicologia e Cannabis
- Araraquara realiza Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal
- NBA pode liberar o uso de cannabis em novo acordo com jogadores
- Cannabis como aliada na neuroproteção para esportes de impacto