Home » Universidade de Londrina criará centro de pesquisa para cannabis

Universidade de Londrina criará centro de pesquisa para cannabis

by redacao

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná, realiza tratativas iniciais para a criação de um centro multidisciplinar de pesquisas envolvendo plantas do gênero Cannabis. O objetivo das primeiras movimentações é formalizar um protocolo de intenções para futuras colaborações científicas e mobilidade acadêmica entre a UEL e a Southern Illinois University (EUA).Localizada em Carbondale, Sul de Illinois, a universidade possui um dos mais avançados centros de pesquisas em Cannabis do mundo. 

O coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador da ProPPG, Claudemir Zucareli, comenta que as discussões para a implementação da parceria acadêmica nessa temática ocorrem em meio a uma revolução científica e tecnológica em torno das possibilidades de uso da Cannabis. “A planta tem potencial que vai muito além das aplicações medicinais. Desta forma, com o avanço da parceria, a UEL pode, de forma pioneira, contribuir para a produção de conhecimento e tecnologias acerca de plantas deste gênero, uma forte e atual demanda da comunidade e da iniciativa privada”, frisou.

Claudemir ainda ressalta que as pesquisas envolvendo o uso da Cannabis podem avançar para além das técnicas de produção no campo e os seus aspectos medicinais, o que já vem sendo amplamente estudado. As pesquisas também têm potencial para serem ampliadas para outras áreas como a construção civil, a indústria têxtil e a produção de alimentos. “Enxergamos a possibilidade de desenvolvermos projetos multidisciplinares envolvendo pesquisadores da UEL de diferentes áreas do conhecimento, com suas expertises, em torno desta temática. Após o protocolo de intenções, a sequência deste trabalho seria começarmos a desenvolver acordos de cooperação científica e tecnológica, com um plano de trabalho e detalhamento das ações que possam ser desenvolvidas.”

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

José Franco da Cunha Leme Filho que atua como pesquisador nas áreas de Ciência da Cannabis e Sistemas de Cultivo em Southern Illinois University, ressalta que, das mais de duas mil cultivares da planta conhecidas atualmente, apenas as que possuem concentração de THC maior do que 0,3% são proibidas pela legislação dos EUA. Desta forma, restam lacunas muito grandes para serem exploradas e até questões de natureza filosófica ainda muito distantes de serem respondidas.

“O principal objetivo é lutar pelo direito de estudar essa planta porque, enquanto não se tem uma base científica para se apontar pontos negativos e positivos, estaremos apoiados em suposições”, finaliza o pesquisador.

Entre as melhores instituições de Ensino Superior do País

Nas avaliações externas, a UEL figura entre as melhores universidades do Brasil. No Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), é a 1ª estadual do Paraná e a 4ª estadual do país.  A Universidade também é considerada a 21ª colocada entre as brasileiras, pelo QS World University Rankings.Times Higher Education Impact Ranking, que avalia as universidade em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a UEL como a 3ª pública do país.

Fonte: O Perobal – Agência de Notícias UEL

LEIA TAMBÉM:

You may also like