O presidente da Ucrânia está pedindo a legalização da cannabis para ajudar os ucranianos a lidar com o trauma em meio à guerra em andamento com a Rússia. Em um discurso ao Parlamento ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky disse que “todas as melhores práticas do mundo, todas as políticas mais eficazes, todas as soluções, não importa quão difíceis ou incomuns possam nos parecer, devem ser aplicadas na Ucrânia para que os ucranianos, todos os nossos cidadãos, não tenham que suportar a dor, o estresse e o trauma da guerra”, segundo uma tradução.
“Em particular, devemos finalmente legalizar de forma justa os medicamentos à base de cannabis para todos aqueles que precisam deles, com pesquisa científica apropriada e produção ucraniana controlada”, disse ele, conforme relatado pela primeira vez pelo Ukrainska Pravda .
O presidente enfatizou que fornecer acesso à cannabis pode ser uma opção terapêutica para cidadãos que sofrem mais de um ano de conflito intenso desde que a Rússia invadiu o país pela primeira vez em fevereiro de 2022.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Entenda melhor
Durante sua campanha presidencial, Zelensky também expressou apoio à legalização da cannabis, dizendo em 2019 que acha que seria “normal” permitir que as pessoas acessem “gotículas” de cannabis, que possivelmente é uma referência ao óleo.
O gabinete de Zelensky tomou medidas para legalizar a cannabis, aprovando um projeto de lei de reforma no ano passado que ainda deve ser aprovado pelo Parlamento.
O ministro da Saúde, Viktor Liashko, disse que o projeto de lei permitiria “a circulação de plantas de cannabis para fins médicos, industriais, científicos e técnico-científicos para criar as condições para expandir o acesso dos pacientes ao tratamento necessário de câncer e estresse pós-traumático desordem resultante da guerra”.
A mudança de política colocaria a Ucrânia em contraste total com seu agressor de longa data, a Rússia, que assumiu uma posição particularmente forte contra a reforma da política de cannabis em nível internacional por meio das Nações Unidas. O país condenou o Canadá por legalizar a maconha em todo o país.
O vice do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse no ano passado que os esforços de legalização nos EUA e no Canadá são assuntos “de grande preocupação para nós”, de acordo com um post de mídia social da conta oficial do escritório. “É preocupante que vários Estados Membros da [União Européia] estejam considerando violar suas obrigações de controle de drogas.”
Nos EUA, os legisladores do Congresso também estão intensificando a pressão sobre o governo Biden para tomar medidas para garantir a libertação de um cidadão americano, Marc Fogel, que enfrenta uma sentença de 14 anos em uma prisão russa por posse de cannabis medicinal que obteve como paciente registrado na Pensilvânia.
Fonte: Marijuana Moment
LEIA TAMBÉM:
- Pesquisadores pretendem combinar psilocibina e cannabis em um único tratamento
- Relatório sugere anistia e regulamentação da cannabis
- Governo de Santa Catarina terá que fornecer canabidiol a menino autista
- Hotel de cânhamo será inaugurado neste mês na África do Sul