Home » Pesquisadores do Paraná buscam voluntários com Alzheimer para ensaio clínico com cannabis

Pesquisadores do Paraná buscam voluntários com Alzheimer para ensaio clínico com cannabis

by Redação

Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) buscam 65 voluntários com diagnóstico de Alzheimer para teste de um medicamento a base de cannabis. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo do ensaio clínico, segundo os pesquisadores, é avaliar a eficácia de baixas doses de cannabis na Doença de Alzheimer. Para isso serão selecionados pacientes com estágio leve/moderado da doença que farão uso ou de cannabis ou de um placebo.

O ensaio clínico terá duração de seis meses e os pacientes serão avaliados mensalmente no campus da Unila, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O responsável técnico do estudo médico Elton Gomes da Silva, que é neurologista e professor da Unila. Além disso a equipe também conta com outros profissionais da saúde e pesquisadores, que avaliarão esses pacientes para assegurar a eficácia do tratamento e monitoramento de segurança.

A participação do estudo não implicará em nenhum custo, porém não terá qualquer tipo de remuneração, segundo a Unila. O estudo será realizado em Foz do Iguaçu, e é de responsabilidade do cuidador/responsável a locomoção do paciente até a cidade.

Para participar é preciso:
-Ter o diagnóstico de Doença de Alzheimer, estando no estágio leve e moderado da doença
-Ter possibilidade de estar presente em Foz do Iguaçu durante o período de avaliações.

Tratamento pioneiro

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de um milhão e 200 mil pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. O Alzheimer atinge principalmente pessoas acima de 65 anos de idade. 

O estudo faz parte de um projeto de doutorado da aluna Taynara da Silva, sob orientação do professor Rui Prediger, ambos da UFSC e coorientação do professor Francisney Nascimento (UNILA). Para saber mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (45) 99156-6582.

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM:

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?