A Oktoberfest Blumenau em Santa Catarina, a segunda maior festa germânica do mundo e a maior das Américas, terá pela primeira vez uma opção de cerveja com terpeno idêntico ao da cannabis. “Essa será a nossa primeira participação na festa. Para chegar marcando presença, desenvolvemos um produto totalmente diferente e potencializado para impressionar até quem é expert no mercado cervejeiro”, conta Rafael Marghotti, sócio da Balbúrdia Cervejaria, responsável pela venda da novidade.
O processo de desenvolvimento da bebida percorreu por aproximadamente um ano. “No Brasil é ilegal o manuseio da cannabis e dos seus compostos além da parte medicinal. Para integrar essa experiência no nosso produto, é feito um blend de terpenos extraídos de outros botânicos que, quando misturados, resultam no aroma idêntico ao da cannabis”, explica o cervejeiro Daniel Ropelatto.
Para quem ainda não conhecia sobre os terpenos, são a mais recente tendência no mercado. Produzidos naturalmente pelos vegetais, existem cerca de 30 mil tipos catalogados no universo cervejeiro. O uso mais comum é para potencializar as qualidades do lúpulo, principal matéria-prima da cerveja. “A nossa produção com terpenos começou no ano passado. Desde então, já desenvolvermos diversos produtos com o composto natural. Essa bagagem nos proporcionou a experiência necessária para conquistar a união perfeita entre o lúpulo e o terpeno, garantindo aos consumidores o ponto de equilíbrio ideal no preparo das bebidas. O resultado está na mais recente novidade, que será servida na Oktoberfest Blumenau”, complementa Rafael.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Saiba mais sobre a festa alemã
A origem da Oktoberfest é de Munique, na Alemanha. A festa foi promovida pela primeira vez no início do século XIX, a partir do casamento do rei Ludwig I, na época ainda príncipe, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen. A comemoração fez tanto sucesso que as tradicionais tendas existem até hoje, mas não somente no país germânico. A tradição foi recriada em municípios catarinenses, principalmente aqueles com maior número de descendentes de alemães como Blumenau.
Na 37ª edição da festa, a gastronomia típica é destaque. Falando em cervejarias, este ano será de recorde. Além da Ambev, cervejaria oficial do evento, sete cervejarias artesanais e cinco microcervejarias, vão disponibilizar 128 opções de chope/cerveja. Nos pavilhões, dentre as diversas bandas nacionais e internacionais, além de muita música, as tradicionais brincadeiras como a prova do serrador, o chope em metro e o equilibrista de chope, estão garantidas, assim como diversos pratos típicos da gastronomia alemã.
Fonte: EconomiaSC
LEIA TAMBÉM:
- Curso de cannabis medicinal está com as inscrições abertas
- Nova York legaliza o cultivo de cannabis em casa
- FAPUnifesp abre curso para profissionais da saúde sobre aspectos clínicos da Cannabis
- Maria Flor irá inaugurar espaço para atender associados