Home » Mulheres recorrem a cannabis para aliviar a menopausa

Mulheres recorrem a cannabis para aliviar a menopausa

by redacao

A menopausa é uma fase de transição na vida de muitas mulheres, marcada por mudanças hormonais e sintomas desconfortáveis. Nesse contexto, a cannabis tem se mostrado uma opção promissora para aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa e melhorar a qualidade de vida das mulheres.

No Canadá as mulheres estão cada vez mais recorrendo à cannabis para aliviar os sintomas relacionados à menopausa, de acordo com uma pesquisa recém-publicada . O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Alberta procurou “examinar o padrão de uso e as percepções sobre a cannabis na menopausa em mulheres com 35 anos ou mais em Alberta, Canadá”. Os pesquisadores usaram uma amostra de 1.485 respostas de mulheres que foram recrutadas via mídia social. 

“Entre as respostas analisadas, 499 (34%) mulheres relataram usar maconha atualmente e 978 (66%) indicaram que já usaram a planta. Dos 499 usuários atuais de cannabis, mais de 75% usavam para fins médicos. As razões mais comuns para o uso atual foram sono (65%), ansiedade (45%) e dores musculares/articulares (33%). Dos usuários atuais, 74% indicaram que a cannabis foi útil para os sintomas. As usuárias atuais de cannabis eram mais propensas a relatar sintomas da menopausa em comparação com as não usuárias. Histórico de tabagismo e estado geral de saúde foram associados ao uso atual de cannabis”, escreveram os pesquisadores em sua análise. 

Saiba mais

Em 2020, pesquisadores do San Francisco VA Health Care System divulgaram descobertas mostrando que mais de um quarto das mulheres entrevistadas em seu estudo relataram o uso de cannabis para a menopausa. Esse estudo foi baseado em um tamanho de amostra decididamente menor (apenas 232 mulheres veteranas no norte da Califórnia) do que a pesquisa canadense, mas os pesquisadores do San Francisco VA Health Care System ainda revelaram que o uso de maconha como tratamento para a menopausa pode ser mais difundido do que anteriormente entendido.

Carolyn Gibson, pesquisadora do San Francisco VA Health Care System e principal autora desse estudo, disse que, embora as descobertas “sugiram que o uso de cannabis para controlar os sintomas da menopausa pode ser relativamente comum”, os pesquisadores ainda “não sabem se a cannabis o uso é seguro ou eficaz para o controle dos sintomas da menopausa ou se as mulheres estão discutindo essas decisões com seus profissionais de saúde – principalmente no VA, onde a maconha é considerada uma substância ilegal de acordo com as diretrizes federais”.

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

Procura tem aumentado
Um dos benefícios da cannabis durante a menopausa está relacionado ao controle dos sintomas vasomotores, como ondas de calor e suores noturnos. Estudos têm sugerido que os componentes ativos da cannabis, como o THC e o CBD, podem ajudar a regular a temperatura corporal e reduzir a intensidade e a frequência desses sintomas incômodos.

Além disso, a cannabis também pode ser útil no combate a outros sintomas da menopausa, como a insônia, a ansiedade e a depressão. Esses sintomas são frequentemente associados às alterações hormonais e ao estresse emocional dessa fase da vida. A cannabis, por sua vez, possui propriedades relaxantes e antidepressivas que podem ajudar a melhorar o sono, reduzir a ansiedade e promover um estado de bem-estar mental.

É importante ressaltar que o uso da cannabis para aliviar os sintomas da menopausa deve ser discutido com um profissional de saúde qualificado, que possa avaliar o perfil individual da mulher e orientar sobre a forma adequada de utilização.

Fonte: High Times

LEIA TAMBÉM:

You may also like