Home » Exposição na Alesp chama atenção para os benefícios e potenciais do cânhamo

Exposição na Alesp chama atenção para os benefícios e potenciais do cânhamo

by redacao

A exposição “Cânhamo: uma revolução agrícola não psicoativa”, que ocorre na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em São Paulo até o dia 5 de abril, está sendo um verdadeiro sucesso. A mostra, que reúne informações e produtos desenvolvidos a partir da planta de cannabis, vem atraindo grande interesse do público e dos próprios parlamentares.

Organizada pelo Instituto InformaCann, a exposição tem como objetivo principal educar e conscientizar o público sobre os diversos usos e benefícios do cânhamo, abrangendo desde a flor até a fibra e a semente da planta. 

Um dos pontos mais notáveis da exposição é a apresentação de produtos extraídos do caule do cânhamo, como madeira (hempwood), tijolo (hempcrete), papel e roupas, demonstrando o potencial do cânhamo como uma alternativa sustentável em várias indústrias.

Além disso, a exposição destaca os benefícios nutricionais da semente de cânhamo, que é rica em proteínas e ômegas. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer alimentos não psicoativos e cosméticos feitos a partir do óleo obtido da semente da cannabis, mostrando a versatilidade e o potencial da planta.

“As pessoas se surpreendem com o potencial desse insumo, que é biadegradável, sustentável e o cultivo da cannabis ainda é CO2 negativo. É uma planta completa. Eu brinco que é um supermercado dentro de uma planta. Com a flor, podem ser produzidos vários medicamentos; com o caule, roupa, casa, fibra de carro, papel, plástico; com a semente, alimento; com a folha, cama animal, é muito interessante e é ecologicamente correta”, explica Manuela Borges, idealizadora da exposição.

A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual de São Paulo, Caio França, coordenador da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, e de seu vice-coordenador, o deputado estadual Eduardo Suplicy

O deputado Eduardo Suplicy (PT), vice-coordenador da Frente, destacou a versatilidade dos benefícios oferecidos pela planta, desde poderes medicinais, produção de tecidos e bioplásticos até a fitorremediação de solos degradados. 

“É crucial que adotemos regulamentações sensatas, rigorosas para garantir a segurança e qualidade dos produtos relacionados com o cânhamo”, frisou Suplicy, que adotou o tratamento com a cannabis após o diagnóstico de Parkinson em 2023.

A mostra que marcou o início dos trabalhos da Frente Parlamentar em 2024 seguirá para a Câmara de Vereadores de São Paulo onde permanecerá exposta dos dias 7 a 21 de abril.

Fotos: Assessoria de Comunicação Caio França

LEIA TAMBÉM:

You may also like