Home » Colunistas » A história de superação de Lucas e o papel surpreendente da Cannabis em sua recuperação

A história de superação de Lucas e o papel surpreendente da Cannabis em sua recuperação

by Redação

Quando a vida nos coloca à prova, somos capazes de encontrar forças que nunca imaginamos possuir. A história de Lucas é um exemplo brilhante disso. Foram dois meses de angústia, medo e incerteza que transformaram a vida dessa família para sempre.

Tudo começou quando Lucas foi hospitalizado devido a uma infecção pulmonar grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar igualmente grave. O jovem passou longos 44 dias na UTI, sendo 14 deles intubado. A dificuldade na extubação levou à necessidade de uma traqueostomia, mas mesmo assim, Lucas continuava dependente do respirador.

Em meio a essa jornada, algo extraordinário aconteceu. Lucas estava recebendo, secretamente, óleo full spectrum rico em CBD, um componente da Cannabis. Essa decisão desesperada dos pais acabou se revelando crucial para a recuperação do jovem.

Houve momentos de desespero, até mesmo conversas dolorosas sobre despedidas. Mas a virada dramática aconteceu quando os médicos informaram que os órgãos de Lucas estavam começando a falhar e que ele precisaria de hemodiálise. 

Foi quando sua mãe tomou a iniciativa de aplicar uma pomada rica em THC, outro componente da Cannabis, nos pés e no abdômen do filho. E, para surpresa de todos, no dia seguinte, Lucas estava sem a sonda e seus órgãos voltaram a funcionar normalmente.

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

Um momento particularmente difícil foi quando um paleativista conversou com a mãe de Lucas, explicando que já haviam feito tudo o que era possível e sugerindo que era hora de considerar a partida do jovem. A família permitiu que os irmãos visitassem Lucas na UTI, e foi então que a mãe desabou, se despedindo do filho, pois parecia que Lucas não voltaria para casa.

No entanto, a reviravolta surpreendente ocorreu no dia seguinte. Lucas estava fora do respirador, evoluindo bem e com previsão de alta para o quarto. A melhora continuou, e ele passou a se comunicar, se movimentar e até mesmo a falar novamente. Hoje, Lucas está em casa, contrariando as expectativas médicas. Ele está sentando, sustentando o tronco e reduzindo gradativamente sua dependência de medicamentos, graças ao óleo de Cannabis.

Todos os profissionais de saúde que atenderam Lucas compartilham o mesmo questionamento: como ele conseguiu superar tantos obstáculos? A resposta da mãe é simples, porém poderosa: “Primeiro, muita oração e as mãos de Deus, e essa planta milagrosa, a Cannabis, que mais uma vez devolveu a vida a Lucas.”

A história de Lucas é um lembrete de que a esperança pode surgir das situações mais sombrias, e que a medicina às vezes nos surpreende com soluções inesperadas. Ela também nos faz refletir sobre a complexa relação entre a saúde, a ciência e as alternativas terapêuticas que merecem ser exploradas e debatidas.

*Marilene Esperança é presidente do Projeto Lucas Esperança, da União Nacional das Associações de Cannabis Medicinal (UNACAM) e da AbraRio (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis do Rio de Janeiro)

LEIA TODAS AS COLUNAS DA MARILENE ESPERANÇA