A atriz Claudia Rodrigues comentou em sua rede social no Instagram o uso de canabidiol para aliviar os sintomas da esclerose múltipla, doença autoimune que atinge o sistema nervoso central. “Quero falar com vocês sobre a cannabis medicinal. Vocês sabem que eu luto com a esclerose múltipla há mais de 20 anos e a medicina integrativa me ajudou muito nesse tempo todo”, afirmou a atriz e humorista, que teve as primeiras manifestações da enfermidade em 2000.
No post, ela aproveitou para explicar que o uso do composto à base de cannabis não tem o poder de tratar a doença, mas pode auxiliar com os sintomas. “Eu uso a cannabis medicinal há um tempo e me ajuda muito e por isso quero compartilhar com vocês. É importante saberem que, no caso da esclerose múltipla, a cannabis medicinal não trata a doença em si e também não evita a sua progressão, mas ajuda na melhora do sono e na redução de tremores, nas náuseas e ansiedade”, disse.
Saiba mais sobre a doença
A esclerose múltipla é uma doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são visão dupla, dormência no corpo e disfunções no equilíbrio e no comportamento. Quando teve os primeiros sintomas da doença em 2000, Claudia estava em um agitado momento profissional. Ela viajava pelo país com a peça Monólogos da Vagina e atuava no humorístico Escolinha do Professor Raimundo, na TV Globo.
A atriz conta que seguiu sua vida normalmente após o diagnóstico, inclusive realizando o sonho de ser mãe em 2002, quando nasceu Iza. “Tive a minha filha e toquei a vida normalmente”, disse ela para QUEM, relatando que só voltou a ter sintomas em 2007. Um novo surto aconteceu em 2016.
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa aprova mais dois novos produtos à base de Cannabis
- Estudo busca voluntários para tratamento com cannabis contra enxaqueca crônica
- TerraCannabis traz linha completa de bem-estar sexual feminino