A Medical Cannabis Fair estreou em grande estilo na tarde desta terça-feira,3, no Expo Center Norte em São Paulo. Centenas de pessoas puderam conferir de perto mais de 30 expositores de diversos países não só do Brasil, como Estados Unidos, Israel, Uruguai e Espanha apresentando soluções para o uso medicinal da cannabis para diferentes necessidades patológicas, além de serviços para profissionais da saúde que atuam no setor.
Simultaneamente a feira acontece o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal. O pesquisador Renato Filev, que atua como Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Diretor Executivo da CANAPSE, foi quem abriu o Congresso com a palestra sobre a História do Sistema Endocanabinóide e sua farmacologia. Em seguida, a farmacêutica Renata Monteiro, que também é mãe e paciente de uso medicinal, abordou os desafios nos tratamentos neurológicos com canabinoides.
Após a rodada de debates e perguntas, onde o público teve a oportunidade de interagir com os profissionais compartilhando informações e esclarecendo dúvidas, o neurologista que atua como coordenador médico do Setor de Neurofisiologia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Luís Otávio Caboclo tratou sobre os cuidados nas interações medicamentosas e vias de administração.
Os congressistas também tiveram a oportunidade de prestigiar uma aula ministrada pelo pioneiro na prescrição de Cannabis Medicinal no Brasil, o neurocirurgião funcional especializado em dor, transtornos de movimentos, epilepsia e cirurgia psiquiátrica, Dr. Pedro Pierro. O médico falou sobre os avanços no tratamento de dores através dos canabinoides. Após ele, foi a vez da especialista em neurologia infantil, Stella Santos abordar o uso do canabidiol nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Os canabinoides nos cuidados paliativos oncológicos foi o tema da palestra da neurologista e pediatra Sandra Caires e a doutora Carolina Nocetti prendeu a atenção do público trazendo o assunto a aplicação dos canabinoides na Medicina Integrativa. O primeiro dia do Congresso encerrou com o Dr. Pedro Pierro mediando uma roda de conversa sobre o caso clínico escolhido pelo público.
Confira a programação desta quarta-feira,4.
13:30 até 14:00 – Abertura
14:00 até 14:30 – Os riscos de adição da cannabis: o que você deve saber
14:30 até 15:00 – O uso de canabinoides na infância e adolescência
15:00 até 15:30 – Psicodélicos: a próxima fronteira da medicina?
15:30 até 16:00 – Debate e perguntas
16:00 até 16:30 – Coffee Break
16:30 até 17:00 – Como os canabinoides podem ajudar na saúde da mulher?
17:00 até 17:30 – Manejo dos canabinoides na medicina esportiva
17:30 até 18:00 – As aplicações dos canabinoides na odontologia
18:00 até 18:30 – Indicações do uso de canabinoides na veterinária
18:30 até 19:00 – Debate e perguntas
19:00 até 20:00 – Casos clínicos – aplicação no esporte
Não deixe de visitar a feira
A entrada na feira é gratuita. O resgate de ingressos pelo site da Medical Cannabis Fair se encerraram, mas você pode retirar seu ingresso gratuito pessoalmente na recepção do Expo Center Norte. A expectativa dos organizadores é que 15.000 profissionais da saúde passem pelo local.
LEIA TAMBÉM:
- Kaya Mind realizará pesquisa de mercado na Medical Cannabis Fair 2022
- Anvisa autoriza uso do 15º produto à base de cannabis
- Lei autoriza distribuição de remédio à base de cannabis em Ribeirão Pires