Home » Cânhamo ajuda a combater as mudanças climáticas

Cânhamo ajuda a combater as mudanças climáticas

As plantas capturam até 16 toneladas de gases de efeito estufa por ano

by contato

O dióxido de carbono também fica permanentemente envolto em fibras de cânhamo que são usadas em uma variedade de produtos – de têxteis a remédios e peças de automóveis. Hudson Carbon, um centro de pesquisa de Nova York que estuda o armazenamento de carbono, descobriu que um acre de plantas de cannabis pode armazenar até três toneladas de carbono, removendo mais de sete toneladas da atmosfera.

Enquanto os EUA respondem por apenas 5% da população global, o país é responsável por 28% das emissões de carbono do mundo. ‘Falando grosso modo, se os EUA fizessem 50 milhões de acres de cânhamo, estaríamos sequestrando algumas centenas de milhões de toneladas de carbono por ano nessa área”, disse Ben Dobson, fundador e presidente da Hudson Carbon em Hudson.

Entenda melhor

O cânhamo é uma variedade da planta Cannabis sativa, mas contém níveis deficientes do composto psicoativo tetrahidrocanabinol (THC) em comparação com a maconha, que é outra variedade.  A planta é considerada ‘purificadora da natureza’, retirando toxinas do ar e prendendo-as permanentemente em suas fibras.

E também absorve carbono do ar à medida que cresce, tornando-se uma cultura negativa em carbono. Outras culturas, como o algodão, precisam de pelo menos 1.500 galões de água para cada quilo produzido.

Ao mesmo tempo, o cânhamo requer menos da metade, mas cria mais de 200% a mais de fibras na mesma terra, de acordo com Rebekah Shaman, diretora administrativa da British Hemp Alliance.O cânhamo também é uma planta de crescimento incrivelmente rápido, levando apenas quatro meses para atingir a maturidade.

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

A planta tornou-se uma fonte significativa de bioplásticos, construção e biocombustíveis. Estudos anteriores descobriram que ‘600 milhões de toneladas de entulhos [de construção e demolição] foram gerados nos Estados Unidos em 2018, o que é mais do que o dobro da quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados’.

Além de purificar o ar dos gases de efeito estufa, as plantas de cannabis absorvem metais pesados ​​cancerígenos, como chumbo, mercúrio e cádmio dos solos, o que é adequado para cultivos usados ​​como alimento – mas perigoso para as pessoas que ingerem as plantas.

Pesquisadores na Pensilvânia conduziram uma ‘metanálise’ de estudos anteriores para examinar a capacidade das plantas de cannabis de absorver metais pesados. Eles relatam que algumas cepas de cannabis foram criadas especificamente para ‘fitorremediação’ – cultivo de plantas para remover poluentes dos solos.

Fonte: Daily Mail 

LEIA TAMBÉM:

You may also like