A aquisição e distribuição do canabidiol podem fazer parte de atribuições da secretaria municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. O Projeto de Lei 81/2022, de autoria dos vereadores Leon Gomes (PDT) e Fábio Ribeiro (PSD), foi votado e aprovado, após uma longa discussão no plenário.
Considerado polêmico, o uso medicinal da Cannabis e seus derivados ainda divide opiniões. Apesar de um voto contrário e de três abstenções, a maioria dos vereadores aprovou a inclusão do Canabidiol na lista de compras da rede pública municipal, para ser oferecido a pacientes que não têm condição de pagar pelo produto. O texto segue para o prefeito Wladimir Garotinho sancionar ou não a proposta.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Entenda melhor
O Projeto de Lei elaborado pelos vereadores Fabio Ribeiro e Leon Gomes existe desde junho deste ano. Em quase seis meses, houve muita discussão e uma audiência pública para tratar da proposta de aquisição do medicamento Canabidiol pela Prefeitura de Campos, para ser concedido a famílias que não têm condições financeiras para comprar o fármaco. Em média, a solução com 200ml custa R$ 2.375,00.
O vereador Leon Gomes enfatizou a importância do projeto para dar qualidade de vida para várias pessoas que têm alguma deficiência e precisa do medicamento.
“Desde 1829 é pesquisado o uso medicinal da canábis. O uso para epilepsia deu melhores resultados do que os remédios convencionais. Apresentamos mais que uma medicação, mas uma oportunidade de vida. O Canabidiol é usado também em casos de doenças de Parkinson e Alzheimer, além de pacientes oncológicos. A Anvisa regulamentou o uso no país”, citou.
O vereador Álvaro Oliveira frisou a necessidade de ajudar famílias pobres que precisam da medicação. “Não estamos discutindo o uso recreativo do Canabidiol. Há pessoas que até fazem uso recerativo de medicamentos de tarja preta, o que não é correto. É um caso de saúde pública. O Projeto de Lei merece elogios”.
Fonte: Câmara de Vereadores de Campos Goytacazes
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa autoriza fabricação de novo medicamento à base de Cannabis
- União Europeia dá asilo a russo que realiza tratamento com Cannabis
- Cânhamo ajuda a combater as mudanças climáticas
- Nova York venderá cannabis para uso recreativo