A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação de um novo produto medicinal à base de cannabis, o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml. O remédio será fabricado pela Ease Labs Laboratório Farmacêutico sob a forma de solução de uso oral.
Além do canabidiol (CBD) na medida de 100 mg/mL, o medicamento não deve conter mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC), seguindo as normas da agência. A venda do produto será feita em farmácias e drogarias, com prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul.
No total, a Anvisa já aprovou 23 medicamentos de cannabis no país, sendo nove à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. Os medicamentos servem para combater insônia, ansiedade, dores crônicas, entre outras doenças.
Tratamento com Cannabis avança no país
O pontapé inicial do uso da maconha medicinal no país ocorreu em janeiro de 2015, quando o canabidiol (CBD) saiu da lista de substâncias proibidas pela Anvisa e a autarquia autorizou o uso como medicamento controlado. Atualmente, contudo, a flexibilização avança a passos lentos, se comparada a de outros países.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Medicamentos à base de cannabis começaram a ser comercializados em farmácias e drogarias no Brasil a partir de 2020, após uma resolução da Anvisa aprovar em dezembro de 2019 a venda dos produtos nesses locais. Na mesma reunião que decidiu por essa autorização, a agência determinou a proibição do cultivo de cannabis para fins medicinais. A medida encarece os produtos do tipo, já que os fabricantes têm que importar a matéria-prima.
Em fevereiro, apenas onze produtos à base da planta eram permitidos pela Anvisa no Brasil. Em menos de um ano, o crescimento na lista de medicamentos liberados pela autarquia saltou 110%.
Confira os produtos de Cannabis aprovados até o momento:
– Canabidiol Ease Labs 100 mg/mL;
– Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL);
– Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL);
– Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL);
– Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL);
– Canabidiol Verdemed (50 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/mL);
– Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Cann10 Pharma (200 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/mL);
– Canabidiol Belcher150 mg/mL;
– Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL;
– Canabidiol Greencare23,75 mg/mL;
– Canabidiol Active Pharmaceutica (20 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Greencare (160,32 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa (160,32 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa (79,14 mg/mL);
– Canabidiol Promediol (200 mg/mL);
– Canabidiol Collect (20 mg/mL);
– Canabidiol Mantecorp Farmasa (23,75 mg/mL);
– Extrato de Cannabis sativa Cannabr 10 mg/mL.
Inicie agora seu tratamento
Se você deseja dar início ao seu tratamento à base de Cannabis medicinal basta agendar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis Medicinal você encontra especialistas de todas as regiões do país que atendem tanto presencialmente como pela internet.
Fonte: Agência Brasil
LEIA TAMBÉM: