Estreiou em Buenos Aires o documentário Madre Planta. O filme retrata as lutas e sonhos de um grupo de mães da Argentina e do Chile em seu desejo de melhorar a qualidade de vida de seus filhos com óleo de cannabis. Em mais de quatro anos de trabalho, os cineastas Lisandro Costa, Alejandro Espolsino e Francisco López tornam visíveis as vicissitudes pelas quais passam as famílias que cultivam cannabis para uso medicinal.
Ao longo do documentário, aparecem os testemunhos de María Laura Alasi, mãe de Josefina , uma menina de 3 anos que sofre da Síndrome de West. Outra das vozes é a de Valeria Salech, fundadora da Mama Cultiva Argentina e mãe de Emiliano , que sofre de epilepsia refratária. Aparece também Adriana Funaro, ativista que fabrica óleo de cannabis para tratar a artrite e a osteoartrite que sofre. E María Eugenia Sar com Macarena Navarro, avó e mãe de Joaquín, que sofre de Parkinson.
Do lado chileno estão Paulina Bobadilla, mãe de Javiera, uma menina diagnosticada com epilepsia refratária . Ela é a fundadora da Fundação Mamá Cultiva Chile. Além disso, há a atual deputada chilena Ana María Gazmuri que promoveu a criação da Fundação Daya no início de 2014 .
Representando a palavra científica está Raphael Mechoulam , professor de Química medicinal que trabalha na Universidade Hebraica de Jerusalém, famoso por ter isolado e determinado a estrutura e síntese total da molécula Delta9-THC , principal componente ativo da maconha, e por sua trabalhar com o sistema endocanabinóide.Para a Argentina é a voz autorizada do Dr. Marcelo Morante , um dos promotores do uso da cannabis medicinal e responsável pela REPROCANN do Ministério da Saúde da Nação.
Para Francisco López, um dos diretores o mais significativo é que através da luta de um grupos de pessoas conquistaram-se direitos que até alguns anos atrás pareciam impossíveis . “O documentário tenta mostrar o que essas mulheres conquistaram nestes anos como resultado de uma luta incansável que ainda continua ”, comentou em entrevista ao site El Planteo.
Confira o trailer do filme Madre Planta:
VEJA TAMBÉM:
- Argentina regulamenta produtos vegetais à base de Cannabis
- Congresso de cannabis acontece em São Paulo em maio
- Justiça autoriza paciente a entrar com 300 gramas de flores de cannabis