O neurocientista Sidarta Ribeiro, referência pela descriminalização da maconha, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a maior comenda do município do Rio de Janeiro. A iniciativa foi da vereadora Luciana Boiteux (Psol), que é presidente da Comissão Especial de Cannabis Medicinal. A parlamentar também entregou moções de louvor e reconhecimento a 11 associações e coletivos dedicados à garantia do direito à saúde, fomento às pesquisas, difusão de informações e democratização do acesso ao uso da cannabis medicinal.
As entidades homenageadas foram: Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), Mama Flor, Abra Rio, Associação Humanitária Canábica do Brasil (AHC do Brasil), Coletivo Reparação Histórica Social e Acesso (RSHA), Abracannabis, Coletivo Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Coletivo Sustenta Cannabis, Volta Cannabis, Flor Quilombola e Associação Flor da Vida.
A vereadora destacou que está empenhada em democratizar o acesso à cannabis no Estado. “Enquanto Presidente da Comissão Especial sobre a Cannabis Medicinal estou pautando, na Câmara Municipal do Rio, que o acesso e o tratamento sejam oferecidos à população pelo SUS.”
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Saiba mais sobre o homenageado
Sidarta é mestre em biofísica pela UFRJ, doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller, pós-doutor em neurofisiologia pela Universidade Duke, professor titular de neurociência, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN. Formando do Grupo Capoeira Brasil, discípulo de Mestre Caxias e Paulinho Sabiá. Publicou mais de cem artigos científicos em periódicos internacionais. É autor de diversos livros, entre eles O oráculo da noite, Limiar, Sonho Manifesto, Entendendo as coisas e As Flores do Bem: A Ciência e a História da Libertação da Maconha.
Fotos: Maria Eduarda Reis/CMRJ e Gabriel Sampaio
LEIA TAMBÉM:
- Associação de Macaé e UFRJ se unem para desenvolver pesquisa com cannabis
- Aprovado programa para uso medicinal da cannabis em Porto Alegre
- Votação da PEC das Drogas é adiada pela CCJ do Senado
- Eduardo Suplicy visita associação de cannabis Maria Flor em Marília
- Cheiro de maconha no corredor do prédio