A Câmara de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou o Projeto de Lei (PL) que institui o fornecimento gratuito de medicamento formulado de derivado vegetal à base de canabidiol sob prescrição médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o projeto depende somente da sanção do Poder Executivo.
O PL 264/22, de autoria do vereador Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino (PSB), foi aprovado com unanimidade durante a 71ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal.
Na ocasião, o vereador enfatizou a importância da chamada ‘cannabis medicinal’ para garantir a qualidade de vida de pessoas com epilepsia, parkinson, dores crônicas, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras condições. “Planta tão polêmica, mas que, de fato, garante a saúde a quem mais precisa”, disse na sessão.
Lipe comemorou a aprovação, dizendo que os parlamentares deixaram ideologias, tabu e preconceitos de lado. “A saúde tem pressa e Santos é vanguarda. Era importante aprovar uma lei nesse sentido para agilizar esse processo, pois há urgência por parte das pessoas que precisam desse remédio à base da planta”, explicou.
Segundo o vereador, ele conta com a sanção do prefeito Rogério Santos “Precisamos trabalhar para garantir bem-estar a qualidade de vida para as pessoas, principalmente para as que mais precisam da atenção do Poder Público”.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Saiba mais
O PL tinha sido aprovado em primeira discussão durante a sessão extraordinária realizada pela manhã da própria quinta-feira (23). Já na votação final, durante a tarde, os vereadores Edivaldo Fernandes Menezes, o Chita (PSB), e Débora Camilo (PSOL), se manifestaram a favor do PL.
O colega de partido de Lipe Albino deu o exemplo de um amigo que faz tratamento com uso de canabidiol, enquanto Débora enfatizou que já existe legislação estadual que determina a distribuição do medicamento. “É uma iniciativa que precisa sair do papel porque há uma urgência na sociedade”, disse, durante a sessão.
São Paulo trabalha para tirar a lei do papel
A lei que garante o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS no Estado de São Paulo foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no início deste ano.
O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), tinha sido aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Fonte: G1
LEIA TAMBÉM:
- Aprovado programa para uso medicinal da cannabis em Porto Alegre
- Votação da PEC das Drogas é adiada pela CCJ do Senado
- Eduardo Suplicy visita associação de cannabis Maria Flor em Marília
- Cheiro de maconha no corredor do prédio
- Sergipe lança consulta pública para protocolo clínico do uso do canabidiol pelo SUS
- UFSM é destaque internacional com pesquisa de cannabis na veterinária