O artista Rafael Roque prepara uma exposição de pinturas chamada “A última vitória”, que comemora as árduas conquistas do ativismo canábico mantendo um olhar otimista para o futuro. Nesse trabalho, Rafael evidencia a beleza estética da planta da maconha e homenageia personalidades que impulsionam o diálogo sobre a descriminalização.
“O título da exposição é um convite para que nós, ativistas e simpatizantes, possamos imaginar o que o futuro reserva para a causa quando finalmente tivermos vencido os estigmas do proibicionismo. Afinal, temos importantes vitórias alcançadas, mas a luta precisa continuar”, diz o artista.
Com uma abordagem franca e aberta, a exposição quer estimular o debate sobre os benefícios medicinais da planta, os preconceitos que atrasam a evolução dessa pauta e as discrepâncias em torno da criminalização da maconha, que afetam especialmente as comunidades marginalizadas.
“Um dos maiores causadores do preconceito está na condução deturpada do Estado e das polícias na chamada ‘guerra às drogas’, que, além de punir sem julgar e matar arbitrariamente, difunde informações falsas sobre o uso da maconha. Essa desinformação não só camufla os verdadeiros interesses por trás da proibição da cannabis como dificulta os avanços da ciência, impedindo que mais profissionais da saúde e pacientes possam conhecer as vantagens do tratamento à base dela.”
Conscientização e mudança
O ativismo em prol da cannabis tem origem no círculo familiar do artista: uma sobrinha com paralisia cerebral, de 12 anos, que já passou por várias cirurgias, internações na UTI e enfrenta diariamente os efeitos colaterais por conta dos remédios alopáticos.
“Comecei a pintar na pandemia, inspirado pelo trabalho da associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi). Por meio dessa organização conheci a realidade de outras pessoas na mesma condição de minha sobrinha que se tratam com a maconha e percebi como ela poderia ter tido mais qualidade de vida durante todos esses anos. Se ela tivesse usado o óleo de maconha mais cedo, provavelmente não teria passado por todo o sofrimento que enfrenta desde seus primeiros meses de vida. É uma grande injustiça privar tantos pacientes desse tipo de tratamento”, desabafa.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Rafael conta que seu processo criativo para a produção de cada pintura envolve o aprofundamento na pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis.
“Unindo arte e conhecimento, busco converter minhas ‘feridas’ pessoais em algo maior, que possa ter um significado transformador para a sociedade. Tentar atrair a atenção das pessoas para o tema por meio das representações e cores nas telas é minha manifestação de resiliência em favor da quebra de paradigmas e estereótipos.”
Saiba como adquirir as obras
As obras de Roque podem ser conferidas em sua página no Instagram, @rafaelroque_art. Ele também está desenvolvendo um site onde o público poderá comprar pôsteres, cartões postais, adesivos, canecas e outras criações relacionadas à sua arte.
Algumas obras da exposição já estão à venda e podem ser adquiridas entrando em contato com a produtora Gabriela Mazzariello pelo telefone (11)95971-7298 ou pelo e-mail urbelab03@gmail.com
LEIA TAMBÉM:
- UFSM é destaque internacional com pesquisa de cannabis na veterinária
- Participe de consulta pública do Senado sobre a PEC das drogas e vote contra
- Justiça autoriza a associação de pacientes AbraRio a produzir e cultivar Cannabis
- Como faço para montar minha associação?
- Búzios aprova auxílio financeiro para moradores em tratamento com cannabis