Vet Meeting Cannabis Medicinal: Regulamentar para prescrever com segurança. Esse foi o tema do I Fórum Fluminense de Debate no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária -RJ. O encontro visava – diante de inúmeros benefícios que as pesquisas vêm mostrando com o uso da terapia dos canabinoides, discutir uma prescrição segura e amparada pela legislação para os médicos-veterinários após a sua regulamentação oficial.
Cerca de 400 profissionais participaram do evento, que contou com a participação de diversos especialistas no assunto, entre eles: os médicos-veterinários Magda Alves de Medeiros, Caroline Campagnone, Katia Ferraro, Gustavo de Calasans, Carolina Lomovtov, Talita Nader, e Stelio Luna; o psicólogo Lauro Pontes; o advogado Emilio Figueiredo; e a farmacêutica Alessandra Bastos Soares.
Deste encontro ficou decidido que será elaborado um documento emitido pelo Grupo de Trabalho (GT) do CRMV-RJ para que haja uma sensibilização por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os clínicos médicos-veterinários possam ter segurança jurídica na prescrição dos canabinoides, face a sua comprovada eficácia terapêutica. “Buscar regulamentações junto a Anvisa e ao Mapa é o intuito desde Grupo de Trabalho do CRMV-RJ. Encaminharemos um dossiê para corroborar a importância do uso dos canabinoides nos animais”, declarou Diogo Alves, vice-presidente do CRMV-RJ e presidente do GT.
Entenda melhor
Os animais podem se beneficiar do uso medicinal de substâncias derivadas da Cannabis. Diversas pesquisas demonstram a ação dos canabinoides, exógenos e endógenos, na modulação de doenças e transtornos comportamentais, incluindo patologias como osteoartrite, dermatite atópica, mielopatias degenerativas, epilepsia, doenças neuroinflamatórias e outros. Há ainda vários estudos clínicos que já testaram a eficácia do óleo de CBD em cães, gatos e cavalos, apresentando excelentes resultados, associadamente em apoio à terapia convencional.
LEIA TAMBÉM:
- Uruguai estuda venda de cannabis para turistas
- Cabo Frio cria comissão de cannabis medicinal
- STJ permite cultivo de cannabis