Home » Entenda por que 20 de abril é celebrado o Dia da Cannabis

Entenda por que 20 de abril é celebrado o Dia da Cannabis

Conheça as teorias que explicam por que o termo “4:20” é associado à planta

by contato

O Dia da Cannabis é marcado todos os anos em 20 de abril por fumantes e ativistas de todo o mundo. Todos os anos neste dia, especialmente nos Estados Unidos, grandes eventos são organizados e milhares de pessoas se reúnem para celebrar. Mas por qual motivo essa data ficou conhecida o “Weed Day” ou “Pot Day”, ‘Dia da Erva’ ou ‘Dia da Maconha’? 

Existem muitas teorias, mas a mais confiável, no entanto, remonta ao condado de Marin, na Califórnia. De acordo com Steven Hager, ex-editor do jornal High Times, especializado no tema, o ritual foi iniciado por cinco adolescentes do ensino médio de San Francisco na década de 1970. Eles costumavam se juntar todas as tardes, às 16h20, para fumar marijuana junto a uma estátua no campus onde estudavam.

Durante o dia, era comum aqueles estudantes usarem o código ‘420’, precisamente em referência à hora combinada, para indicarem uns aos outros que se deveriam encontrar naquela tarde para fumar marijuana, na hora e no local do costume. O código popularizou-se quando um dos jovens, Dave Reddix, conseguiu um emprego como roadie do baixista Phil Lesh, dos Grateful Dead. O termo acabou por ser ouvido entre os fãs da banda e, segundo a história mais conhecida, um círculo de fãs distribuiu panfletos na cidade de Oakland a convidar as pessoas para fumarem erva às 16h20 de dia 20 de abril.

Um desses panfletos acabou por ser entregue a um antigo jornalista da revista High Times, uma publicação a favor da legalização da canábis, que publicou o panfleto e continuou a utilizar o número associado ao consumo daquela droga. O que 4/20 significa varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas só querem ficar chapadas e se divertir. Outros veem o dia como um momento para pressionar pela legalização e impulsionar sua agenda política.

LEIA TAMBÉM:

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?