A Balbúrdia Cervejaria anunciou esta semana que a Oktoberfest Blumenau, em Santa Catarina, a segunda maior festa germânica do mundo e a maior das Américas, pela primeira vez iria contar com uma opção de cerveja com terpeno idêntico ao da cannabis. Porém, após a repercussão nacional da notícia, o prefeito da cidade Mário Hildebrandt vetou a participação solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.
Em nota, a cervejaria lamentou a decisão da organização, já que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição. A empresa ainda informa que os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo. “Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais”, ressalta a Balbúrdia no comunicado.
Em suas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt se posicionou sobre o caso e afirmou que a Oktoberfest não pode ter alusão ao uso da maconha. “Quem conhece ou já ouviu um pouco sobre minha história antes da vida pública sabe da minha relação com o tratamento de dependentes de álcool e drogas. Foi com bastante indignação que recebi a notícia de que um chope com aroma de maconha seria vendido na Oktoberfest Blumenau. Não será! Já determinei para a equipe da festa, bem como solicitei que a cervejaria responsável fosse notificada, para que não oferte o produto dentro dos Pavilhões da Oktoberfest.”
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Ainda segundo o comunicado divulgado pelo prefeito, uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça alusão ao uso de drogas. “Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos. Não faz sentido uma festa que destina 1% de seu lucro, com a venda de bebidas, para prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas ofertar uma bebida que tenha ligação com qualquer entorpecente. Chope de maconha? Não na Oktoberfest Blumenau!”
Saiba mais
Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente na 37ª edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp já está disponível nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho da Bálburdia no site www.balburdia.com.br ou através das redes sociais @balburdiacervejeira.