Home » Pesquisadores lançam o livro Maconha: Erva boa para pensar

Pesquisadores lançam o livro Maconha: Erva boa para pensar

by redacao

O PsicoCult (Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura) lançou na última terça-feira,1º, o livro “Maconha: Erva boa para pensar” no Reserva Cultural em Niterói no Rio de Janeiro. O lançamento fez parte da programação da XIV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) , que este ano acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF). 

A obra escrita pelos pesquisadores Frederico Policarpo, Marcos Veríssimo, Luana Martins e Yuri Motta, é um convite à reflexão sobre categorias e conceitos que fundamentam o senso comum, buscando abordar a relativização de fenômenos sociais relacionados à planta cannabis. 

“A proposta do livro é falar sobre a maconha de outras perspectivas que não se limitem à área médica ou legal. Essas últimas são fundamentais, mas é preciso considerar outras perspectivas para se compreender os usos da planta na sociedade contemporânea”, afirma Frederico Policarpo.

O pesquisador conta que a ideia do livro surgiu para divulgar as pesquisas do PsicoCult e, ao mesmo tempo, incentivar mais e mais pesquisas sobre o tema. “Esperamos que o livro seja uma contribuição para o debate público sobre a maconha. Todos os artigos são acadêmicos, isto é, foram produzidos a partir de rigor metodológico, mas tentamos escrever de modo mais direto, com o objetivo de atingir um público maior.”

Saiba mais sobre a obra

Dividido em quatro seções, o livro aborda uma variedade de temas, como os efeitos locais das políticas globais e perspectivas sobre o associativismo canábico. Além disso, os capítulos exploram os processos de regulação sanitária e jurídica relacionados à maconha, bem como as múltiplas representações sobre a planta no cinema, imprensa e academia. 

“A mensagem que o livro quer passar é que a maconha é boa para pensar várias relações sociais. A partir da maconha, podemos pensar as mobilizações sociais e demandas por direito, a ciência e a justiça, usos tradicionais e a história, bem como, a própria lei e a medicina. Esse é o sentido do subtítulo, essa abertura para novas formas de pensar”, finaliza Policarpo.Adquira o site da editora Autografia clicando aqui www.autografia.com.br/loja/

You may also like