Os eleitores de Maryland e Missouri nos Estados Unidos aprovaram a cannabis recreativa. Na votação feita em Arkansas, Dakota do Norte e Dakota do Sul as propostas de legalização foram rejeitadas. Com os resultados, elevou para 21 os estados que já aprovam o uso recreativo da planta. “Um número crescente de eleitores reconhece que a reforma da política de cannabis é do melhor interesse da saúde e segurança pública, reforma da justiça criminal, equidade social e liberdade pessoal”, disse Toi Hutchinson, presidente e CEO do Marijuana Policy Project.
A votação estadual seguiu os movimentos do presidente Joe Biden em direção à descriminalização da cannabis. Biden anunciou recentemente que estava perdoando milhares de americanos condenados por simples porte de maconha sob a lei federal. Defensores das iniciativas de maconha disseram que o anúncio de Biden poderia impulsionar seus esforços. A medida do Missouri legaliza a cannabis recreativa para adultos com 21 anos ou mais e eliminará registros de prisões e condenações anteriores por crimes não violentos de maconha, exceto por venda para menores ou dirigir sob influência.
“Isso apenas mostra que esta não é uma questão partidária”, disse John Payne, que liderou a campanha do Missouri para legalizar o uso da maconha. “Isso é algo que transcende as divisões partidárias.” Payne disse que espera que as vendas recreativas começam no Missouri no início do próximo ano.Maryland também fará mudanças na lei criminal e criará expurgos automáticos de condenações anteriores por porte da substância.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Americanos são a favor da legalização da cannabis
Cerca de 6 em cada 10 eleitores apoiam a legalização do uso recreativo da maconha em todo o país, de acordo com o VoteCast, uma extensa pesquisa com mais de 90.000 eleitores em todo o país realizada para a Associated Press pela NORC na Universidade de Chicago.
“O apoio para acabar com a proibição da maconha nos estados está se espalhando como aconteceu com o fim da proibição do álcool”, disse Mason Tvert, sócio da VS Strategies, uma empresa de políticas e relações públicas de cannabis. “
Os cinco estados que votaram têm programas legais de cannabis medicinal. Isso inclui o Arkansas, que em 2016 se tornou o primeiro estado do Cinturão Bíblico a aprovar a maconha medicinal. Os dispensários do estado abriram em 2019 e mais de 91.000 pacientes têm cartões para comprar maconha legalmente para condições médicas.
LEIA TAMBÉM:
- Uso da cannabis medicinal é lei em Alagoas
- Arlindo Cruz tem melhora após tratamento com cannabis
- Rapper investe US$ 185 milhões em negócios de cannabis
- Hempcrete é aprovado nos códigos de construção dos Estados Unidos
- Cannabis é tema de painel veterinário