Os materiais de construção de cânhamo foram oficialmente aprovados no modelo de código de construção residencial dos EUA. O Hempcrete é um concreto bioagregado, onde as lascas de cânhamo – pequenos pedaços de madeira do caule da planta – são misturados com cal ou solo cimento, criando um conjunto de parede de isolamento fibroso de longa duração que é resistente ao fogo, sequestra carbono e repele mofo e pragas. Como o cânhamo sequestra carbono nas paredes de um edifício, o concreto de cânhamo é um excelente material de construção com zero carbono que pode compensar a pegada de carbono da indústria da construção, disseram os defensores.
A aprovação do Código Residencial Internacional (IRC) se aplica ao hempcrete como um sistema de preenchimento de parede não estrutural usando tecnologia semelhante à do fardo de palha e da construção da parede de espiga. O código permitirá o uso de cal de cânhamo em regiões de baixo risco sísmico prescritivamente sem engenharia. Regiões de alto risco exigirão um projeto de engenharia.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Alcançando a Europa
O isolamento de concreto de cânhamo é usado na Europa há cerca de 30 anos, mas não foi oficialmente incluído nos códigos de construção dos EUA porque o cânhamo industrial era ilegal nos Estados Unidos até a aprovação da Farm Bill de 2018. A fundação sem fins lucrativos da US Hemp Building Association apresentou um pedido de certificação depois de arrecadar mais de US$ 50.000 e trabalhar incontáveis horas com um comitê de especialistas , incluindo engenheiros civis, construtores de cânhamo-cal da Europa e dos EUA, arquitetos e especialistas .
A inclusão do concreto de cânhamo nos códigos de construção dos EUA deve reduzir a burocracia e agilizar os projetos de concreto de cânhamo, disseram os defensores. A arquiteta da Pensilvânia Ana Konopitskaya, da CoExistBuild, chamou a certificação de uma conquista inovadora. “Como arquiteta, incluir hemplime no código de construção é de suma importância. Isso permitirá que arquitetos como eu, focados em sustentabilidade, especifiquem este produto em qualquer município dos EUA”, acrescentou.
Matt Marino, construtor de cânhamo da Homeland Hempcrete , com sede em Dakota do Norte, disse que a inclusão nos códigos de construção dos EUA ajudou a adicionar legitimidade ao nosso ofício. “Este é apenas o começo, e estou ansioso para ver onde podemos levar essa indústria.” Aparecer nos códigos residenciais dará um impulso aos construtores de casas individuais, mas para que o hempcrete seja aprovado para edifícios comerciais sem variação, ele ainda precisa ser aprovado no modelo International Building Code (IBC), que rege todas as ocupações não cobertas pelo IRC. O IBC é renovado a cada três anos e estará aberto para inscrições em 2025. Os membros votantes do comitê da ICC trabalham para agências governamentais que protegem a saúde e a segurança do público e “não têm participação financeira no resultado”, de acordo com a organização.
Por que o cânhamo é ecologicamente correto?
– A fabricação de concreto tradicional é responsável por 8% de todas as emissões de carbono em todo o mundo . O concreto de cânhamo se qualifica como carbono-negativo, uma vez que a planta de cânhamo absorve mais carbono à medida que cresce do que o processamento de concreto de cânhamo emite.
– Requer menos água que o cimento .
– Hempcrete funciona como um isolante térmico eficaz , poupando-nos assim nas contas de aquecimento e refrigeração.
– Além disso, o cânhamo cresce rapidamente, requer menos espaço do que as árvores para crescer e armazena duas vezes mais carbono do que a maioria das árvores. Como tal, alguns especialistas argumentam que o cânhamo pode ser a chave para reverter grande parte dos danos causados pelo desmatamento global.
LEIA TAMBÉM:
- CFM suspende resolução que restringe o uso de cannabis
- Presidente da Anvisa diz que nada será mudado sobre o canabidiol
- Postos de gasolina vão vender cannabis nos EUA
- Capitais têm protestos contra restrição ao uso de cannabis