Home » Deputados do Ceará apresentam projeto que prevê regulamentar uso de cannabis medicinal

Deputados do Ceará apresentam projeto que prevê regulamentar uso de cannabis medicinal

by redacao

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei de autoria de vários parlamentares dispondo sobre a implantação de uma política estadual que garanta o acesso a medicamentos à base de cannabis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta busca abordar aspectos de pesquisa, de capacitação dos servidores do SUS, de garantia de medicamentos e de reconhecimento das entidades que atuam na pauta, segundo o parlamentar. O projeto pretende incentivar a pesquisa científica nas universidades sobre o uso medicinal da cannabis, além de capacitar os profissionais do SUS a acessarem essas pesquisas e entenderem sobre a sua aplicabilidade.

A iniciativa é assinada pelas deputadas Larissa Gaspar e Jô Farias, e pelos deputados Renato Roseno, De Assis Diniz, Guilherme Sampaio e Missias Dias, foi construída a partir da parceria com movimentos sociais, associações, médicos e advogados que defendem o uso terapêutico da cannabis. Um grupo de representantes de entidades das várias regiões do Ceará esteve na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, para a entrega simbólica deste projeto.

De acordo com o deputado Renato Roseno, não é justo que pessoas com condições financeiras para pagar cerca de R$ 700 na compra de fármacos à base de canabidiol possam se beneficiar de terapias alternativas para o tratamento de patologias e diminuição de sintomas enquanto aqueles que não têm o mesmo poder aquisitivo sequer recebem informações sobre os benefícios da utilização da maconha medicinal. 

“Se esse medicamento está disponível para um setor da sociedade que pode pagar R$ 700, por que ele não está disponível também para o SUS? Isso é, inclusive, uma violação de direito. Quer dizer que aquele que é da classe média pode comprar e, portanto, viver uma vida sem convulsões. Se ele não pudesse comprar, teria que viver sua vida com as convulsões”, defende Roseno ao expor o caso de um familiar que faz uso do canabidiol para tratar patologias neurológicas. 

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

Saiba mais

Atualmente, 16 estados brasileiros já têm leis relativas à garantia de produtos à base de cannabis para uso medicinal pelo SUS. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os canabinoides não estão na lista do SUS, tampouco as associações de pacientes possuem expressa autorização legal para cultivar a cannabis, sendo obrigadas a recorrer ao Poder Judiciário mediante habeas corpus. No Ceará, 34 salvo-condutos já foram concedidos com esse objetivo. 

Fonte: Alece e Diário do Nordeste
Foto: Alessandra Castro

LEIA TAMBÉM:

You may also like