A Deputada Federal por Alagoas, Tereza Nelma (PSD), divulgou na tarde desta segunda-feira,24, em sua rede social que a nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) foi suspensa. No vídeo, a parlamentar cita que o vice-presidente do CFM, Jeancarlo Fernandes Cavalcante teria lhe informado que após a plenária do Conselho pela manhã ficou decidido a suspensão da decisão que trata sobre a prescrição dos compostos da cannabis. Tereza falou ainda que a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25).
A decisão do CFM veio após pressão da sociedade com a nova norma na qual a cannabis pode ser prescrita apenas para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e adolescentes com síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut ou complexo de esclerose tuberosa. Para os demais tipos de epilepsia, a substância não poderá mais ser prescrita.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Dessa forma, pessoas adultas e a possibilidade de tratamento para outras doenças, como depressão, ansiedade, dores crônicas, Alzheimer e Parkinson, não estão cobertos pela resolução, bem como o uso do tetrahidrocanabinol (THC), outro derivado da planta. A medida também proíbe médicos de ministrar palestras e cursos sobre uso do canabidiol ou produtos derivados de Cannabis fora do ambiente científico, bem como fazer sua divulgação publicitária.
Confira o vídeo da deputada:
LEIA TAMBÉM:
- Presidente da Anvisa diz que nada será mudado sobre o canabidiol
- Postos de gasolina vão vender cannabis nos EUA
- Capitais têm protestos contra restrição ao uso de cannabis
- Uber Eats agora entrega cannabis no Canadá
- MPF instaura procedimento sobre resolução do Conselho Federal de Medicina