Você sabia que a cannabis já era usada como forma medicinal há muito tempo? Na Índia existem relatos do seu uso medicinal desde o século 12.
A cannabis era muito utilizada nas vacas, animais sagrados para os indianos para tratar diarreia, vermífugo, dores musculares nos membros inferiores e posteriores, aumentar o fluxo de leite, pacificar o rebanho, aumentar a libido e aumentar o porte físico.
Na Inglaterra existem relatos desde 1843 onde a cannabis era utilizada em animais para combater a asma, convulsões, tosse, cistite, tétano e envenenamento por estricnina.
Na África do Sul existem relatos desde 1886 onde a cannabis era utilizada para combater inflamação intestinal, tosse equina e gripe canina.
Na Escócia existem relatos desde 1880 onde a cannabis era utilizada como analgésico hipnótico e antiespasmódico.
Na França existem relatos desde 1875 onde a cannabis era utilizada para curar cancro nas orelhas dos cães e purgante para o gado.
Na Itália existem relatos desde 1879 onde a cannabis era utilizada para aliviar cólicas e dores no trato urinário.
Nos Estados Unidos existem relatos desde o século 19 onde a cannabis era utilizada para combater o tétano, cistite, pneumonia em cavalos, alivio de espasmos, irritabilidade nervosa, narcótico para operações equinas, claudicação em equinos, volvo e enterite.
Hoje nos dias atuais o uso da cannabis como forma medicinal segue sendo uma controvérsia.
“Não espere você ou alguém que você ama precisar para apoiar a causa!”
* Daniel Jayana, responsável pelo Projeto Gatinho Zen é terapeuta holístico integrativo, analista comportamental, terapeuta canábico formado pela Associação Indica do Estado de São Paulo e aluno da UNIFESP no curso de cannabis medicinal.