Hoje resolvi vir até vocês para sanar algumas dúvidas em relação à terapia canabinoide em animais:
Meu animalzinho pode se beneficiar do tratamento com cannabis? Sim, os animais assim como os humanos têm sistema endocanabinoide e podem ser beneficiados em diversas patologias pela terapia canabinoide.
O que é sistema endocanabinoide? A cannabis age no corpo dos animais e dos humanos, através do SEC (Sistema Endocanabinoide) sistema esse que é o maior e mais complexo sistema de regulação a nível bioquímico que já foi descoberto até hoje. Seus receptores se espalham por órgãos e tecidos, buscando o equilíbrio para o organismo. De forma geral, é basicamente um sistema de comunicação celular regulatório, não restrito apenas ao sistema nervoso central, regula a dor, mutagênese de células cancerígenas, ciclo celular, humor, ciclo circadiano, reprodução, síntese e liberação de hormônios e neurotransmissores, entre outros.
Em relação a acidentes caseiros, o que acontece se animais ingerirem a cannabis in-natura? Acontece um processo muito lento de metabolização, tanto quanto o THC ou THCA que é sua forma ácida (que seria a forma “crua” do canabinoide na planta), pois cães e gatos são animais carnívoros assim tendo dificuldade de metabolizar matéria vegetal, levando o animal a um estado sedativo, ou tentando levantar e ficar descoordenado. Em casos mais graves de intoxicação, o animal pode apresentar baixa temperatura, episódios de vômito, agressividade e convulsões.
O que acontece em acidentes com a “medicação” frasco de óleo de cannabis? O animal não apresenta sintomas preocupantes, pode apresentar sonolência, alterações neurológicas leves e incoordenação, todos sintomas temporários.
Quanto a burocracia para um animal ser paciente de cannabis? É simples, como não temos regulamentação, não temos burocracia, então não tem como fazer o cadastro pela Anvisa ou Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Sendo assim a maneira de conseguir o tratamento é através de um veterinário prescritor qualificado, que fará uma receita controlada com a prescrição do tipo e concentração indicados do óleo de cannabis, assim o tutor terá como conseguir o óleo pelas associações de cannabis que temos por todo o Brasil. Lembrando que para o animal passar em consulta e se tornar um paciente canábico é necessário todo histórico médico e exames. Então isso se torna simples pois as associações solicitam apenas um cadastro dos tutores e do animal.
E quanto a regularização? Não temos nada com que nos preocupar, o Conselho de Medicina Veterinária não se posiciona sobre a causa, mas há anos solicitam que seja oficializado juridicamente todos os pacientes, o que não é viável, pois muitas vezes o paciente se encontra em situação crítica.
Como escolher o melhor óleo de cannabis para meu pet ou meu paciente? A escolha do melhor composto a ser usado para tratar o paciente depende muito da patologia, de como é o comportamento do paciente, da idade, alimentação, se faz exercícios físicos e muitas outras coisas além de todo histórico médico.
Estamos avançando no tema
Acredito que no Brasil tenha em média 2 mil médicos veterinários capacitados a prescrever cannabis, nosso curso já formou mais de 1420 alunos e a regulamentação está chegando, o único problema é que estão querendo regulamentar apenas o CBD isolado, mas com apenas uma molécula isolada não surge o efeito comitiva, que é o efeito da cannabis quando ela tem interação entre todos os compostos contidos na planta.
Na medicina veterinária há uns anos a cannabis era algo dito “tóxico”, não se falava em cannabis para animais de forma terapêutica, hoje é um dos assuntos mais discutidos pelos nossos conselhos, isso me faz acreditar que nosso trabalho de todos esses anos deu certo.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
*Dr. Fábio é fundador da empresa Dr. Petcannabis, idealizador da Associação Brasileira Petcannabis e da Associação Petcannabis BR que tem como objetivo orientar estudantes de medicina veterinária, médicos veterinários e tutores nos caminhos da terapia canabinoide. Conta com mais de 1.420 alunos formados em seus cursos e uma lista de mais de 500 pacientes já atendidos e tratados com a cannabis, além de ser paciente oncológico há seis anos e utiliza a cannabis medicinal, com HC para plantio e produção de sua medicina.
LEIA TAMBÉM: