Home » Colunistas » 2023 foi o ano de superar desafios e expandir os horizontes na AbraRio

2023 foi o ano de superar desafios e expandir os horizontes na AbraRio

by redacao

Ao longo do ano de 2023, enfrentamos desafios significativos na Associação Brasileira de Apoio à Cannabis Medicinal (AbraRio), mas cada obstáculo foi uma oportunidade para crescimento e avanço. Como presidente da AbraRio, Marilene Esperança, compartilho com orgulho nossa jornada marcante.

Um dos marcos deste ano foi a construção bem-sucedida do nosso laboratório de extração, com capacidade para extrair até 10 litros de extrato mensal. O investimento representou um avanço crucial para a produção do óleo para os nossos mais de 2500 associados de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Superar as complexidades técnicas e burocráticas exigiu determinação, mas o resultado final é um testemunho do comprometimento da AbraRio em fornecer produtos de qualidade.

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

A fazenda de 2 hectares em Itaboraí no Rio de Janeiro com cerca de mil plantas, também se revelou uma etapa desafiadora, pois buscamos garantir não apenas a quantidade, mas também a excelência na produção.

As condições climáticas e a logística demandaram uma gestão cuidadosa, mas graças à dedicação incansável de nossa equipe, conseguimos estabelecer uma base sólida para o fornecimento do óleo.

Neste ano também conseguimos ampliar a nossa sede, hoje localizada em um prédio na Avenida Ernâni do Amaral Peixoto nº467 no centro de Niterói no Rio de Janeiro. Nesse espaço, contamos com uma equipe de acolhimento, advogados que oferecem apoio jurídico e com uma assistente social.

Visando melhorar a qualidade dos óleos, firmamos uma parceria com o Laboratório de Análises Toxicológicas do CIAToxa da Unicamp em Campinas. O Laboratório é responsável pela pesquisa, análise, certificação e controle de qualidade do óleo produzido pela AbraRio.

A cada lote extraído é feito uma análise por ensaio de cromatografia em HPLC e um laudo é emitido com diversas informações desde a concentração de CBD e THC, passando pela concentração de álcool residual, metais pesados e demais contaminantes químicos e
biológicos.

Também neste ano a nossa sede campestre foi local de estudo para a Liga Acadêmica de Cannabis Medicinal (Lacam) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em parceria com a UFRRJ e a Universidade Federal Fluminense (UFF) promovemos o curso “Um novo olhar sobre a prescrição de Cannabis Medicinal para profissionais de saúde”

Recentemente a AbraRio passou a integrar o grupo de estudos da Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz), uma instituição de referência na área da saúde pública. Tivemos a alegria de promover em março a 1ª Conferência de Saúde Canábica de Niterói e em novembro o 1º Simpósio AbraRio com o tema “Maconha, Associativismo e Impacto Socioambiental – Rumo a políticas públicas eficientes”.

Mas a nossa maior vitória deste ano e que foi celebrada em todos os cantos do Brasil foi a decisão da 3ª Vara Federal de Niterói que deferiu parcialmente a tutela de urgência à
AbraRio e autorizou a associação a produzir e cultivar cannabis para os associados. Esta autorização não é apenas um marco regulatório, mas uma validação do papel crucial que desempenhamos na promoção da saúde e do bem-estar por meio da cannabis medicinal.

Os desafios foram imensos, mas a verdadeira força da AbraRio reside na colaboração de uma equipe dedicada. Cada um dos 23 funcionários contribuíram com dedicação e paixão, e é com gratidão que refletimos sobre as realizações deste ano. Juntos, superamos obstáculos e concretizamos metas, reafirmando nosso compromisso em ser uma voz unificada para a cannabis medicinal no Brasil.

À medida que nos despedimos de 2023, olhamos para o futuro com otimismo e determinação renovados. A AbraRio continuará no caminho da pesquisa, produção e advocacia, sempre com o objetivo de proporcionar acesso seguro e eficaz à cannabis medicinal para aqueles que dela necessitam.

Agradeço a todos os envolvidos por fazerem parte desta notável jornada. Unidos, somos mais fortes, e juntos, construímos um futuro mais saudável para todos.

*Marilene Esperança é presidente do Projeto Lucas Esperança, da União Nacional das Associações de Cannabis Medicinal (UNACAM) e da AbraRio (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis do Rio de Janeiro)

LEIA TODAS AS COLUNAS DA MARILENE ESPERANÇA