Home » Cânhamo melhora a qualidade do vinho e do solo nos vinhedos da Nova Zelândia

Cânhamo melhora a qualidade do vinho e do solo nos vinhedos da Nova Zelândia

by Redação

Um estudo da Nova Zelândia indicou que o cânhamo é uma cultura de cobertura viável para as vinhas Sauvignon Blanc do país, oferecendo vários benefícios valiosos. Muitas vinhas incorporam culturas de cobertura nas entrelinhas (entre filas de vinhas), proporcionando vantagens que incluem o aumento da biodiversidade, o incentivo a insetos benéficos, a fixação de azoto e o alívio da compactação do solo.

Estes são os aspectos positivos: estas culturas raramente são colhidas para obter ganhos economicos diretos. Mas parece que com o cânhamo, os produtores de uvas Sauvignon Blanc poderiam ter o seu bolo e comê-lo também. No estudo de viabilidade, sementes de cânhamo industrial foram semeadas no meio de uma vinha Sauvignon Blanc em Marlborough para investigar os impactos como cultura de cobertura/cultura consorciada nas vinhas e no solo da vinha.

Mesmo numa época excepcionalmente seca, em que outras culturas de cobertura não prosperaram, o cânhamo estabeleceu-se sem irrigação suplementar. O estudo de três anos descobriu que o uso do cânhamo como cultura de cobertura reduziu a compactação do solo e adicionou matéria orgânica valiosa sem impactar negativamente as vinhas de forma alguma. As plantas de cânhamo desenvolveram raízes grandes e foram capazes de crescer em trilhas compactadas de rodas de trator em fileiras.

 ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

Além disso, os vinhos produzidos a partir destas vinhas eram de melhor qualidade em comparação com um vinho não cultivado juntamente com o cânhamo. “As amostras de suco/mosto da colheita de 2019 mostraram uma maior diversidade de espécies de leveduras da área de cânhamo do que o controle, e produziram um vinho perceptivelmente melhor”, afirmam os autores do estudo, Mark Krasnow da Thoughtful Viticulture Ltd e Kirsty Harkness da Hark & ​​Zander. Ltda.

Além disso, o cânhamo pode proporcionar outra fonte de rendimento aos proprietários de vinhas – e pode ser colhido antes das uvas. Outra descoberta interessante foi que as abelhas das colmeias próximas ao cânhamo coletaram muito mais pólen do que as colmeias localizadas em outras partes da propriedade. Já está bem estabelecido que as abelhas adoram o cânhamo.

Mas, no geral, parece que o cânhamo é uma cultura de cobertura que os proprietários de vinhedos deveriam considerar seriamente. “A descoberta de que as plantas de cânhamo na vinha não afetaram negativamente as vinhas, mas afetaram beneficamente os solos e os vinhos, é muito emocionante e merece um estudo mais aprofundado”, afirmam os investigadores. O relatório completo do estudo pode ser visto aqui.

Fonte: Hemp Gazette

LEIA TAMBÉM:

You may also like