Home » Arquitetos da Espanha usam cannabis para evitar umidade

Arquitetos da Espanha usam cannabis para evitar umidade

Hempcrete está sendo usado para melhorar a umidade, isolamento acústico e térmico dos projetos

by contato

Um escritório de arquitetura localizado em Madrid, capital espanhola, vem usando o cânhamo – fibra da planta cannabis – em suas construções para solucionar problemas de umidade. A arquiteta Virginia del Barco explica que estudando uma barreira à umidade do solo, encontraram nas fibras da planta a solução. “O interessante é que o cânhamo coleta a umidade do solo e transmite para o ambiente interno (não fica na parede). Projetamos um plinto perimetral de um metro de altura que percorreu todo o térreo. Quando a casa está fechada, a umidade por capilaridade que passou para o ambiente através do pedestal de cânhamo é perdido graças à localização estratégica de vários respiradouros cerâmicos em fachadas opostas que renovam o ar.”

– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS

Virginia confessa que ainda é quase duas vezes mais caro construir uma edificação com cânhamo, do que tijolo cerâmico, mas que apesar dos valores, as vantagens são enormes. ” A construção civil é uma das mais poluentes do planeta. Muito mais do que fumaça de carros e até mesmo alguns resíduos fósseis. Portanto, temos que mudar a maneira como projetamos edifícios . Quanto mais usarmos materiais como o cânhamo, mais barato será. Também utilizamos coberturas devido à sua capacidade térmica muito elevada (três vezes superiores aos tratamentos adequados), e nas paredes que separa os quartos devido às suas extraordinárias capacidades acústicas (alta densidade).”

A profissional reforça que a energia consumida em sua fabricação é um dos diferenciais, por ser muito baixa. “O cânhamo tem um crescimento rápido e é de muito fácil cultivo. É saudável e altamente seguro. Temos que saber que o uso de cânhamo na construção contribui para capturar e até reduzir gases de efeito estufa durante a vida útil da construção. Não é tóxico, expulsa os parasitas, tem vida muito longa.Sem dúvidas, é um dos materiais do futuro, pois também começa a ser usado como sistema estrutural.”

Fonte: Revista Casa e Jardim

LEIA TAMBÉM:

You may also like