A Polícia Civil de Limeira, no interior de São Paulo, devolveu 92 mudas de maconha à proprietária de uma residência no bairro Jardim Suíça na tarde de domingo (22). A apreensão das plantas havia ocorrido durante a madrugada, após vizinhos acionarem a Guarda Civil Municipal ao notarem o portão da casa aberto e a ausência dos moradores.
De acordo com os relatos, no imóvel vivem uma senhora e sua neta, de 7 anos, que possui deficiência. Nenhuma das duas estava presente no momento. No local, as autoridades encontraram uma estufa equipada com sistemas de irrigação, iluminação e controle de temperatura, contendo as mudas de maconha. Diante disso, a Polícia Civil e a perícia foram acionadas para realizar a apreensão e encaminhar os itens à delegacia.
Horas depois, a proprietária do imóvel apresentou-se à delegacia acompanhada de seu advogado, onde apresentou uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que legitima o cultivo das plantas. Após a comprovação, os itens apreendidos foram devolvidos à mulher, que foi ouvida e liberada pelas autoridades.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, o caso foi registrado na Delegacia de Limeira como “outros não criminais”, envolvendo a localização, apreensão e posterior devolução dos objetos.
A situação ressalta o aumento de casos envolvendo autorizações legais para o cultivo de cannabis no Brasil, especialmente em contextos voltados para tratamentos de saúde.