Home » África do Sul lança o primeiro curso superior de cannabis do continente africano

África do Sul lança o primeiro curso superior de cannabis do continente africano

by Redação

A África do Sul acaba de alcançar um marco na educação superior ao lançar o primeiro curso superior sobre cannabis no continente africano. Desenvolvido pela Cheeba Cannabis and Hemp Academy, o programa é oficialmente reconhecido pelo Council on Higher Education (CHE), órgão regulador de ensino superior ligado ao Ministério da Educação do país.

O curso, intitulado Certificado Superior em Produção e Gestão de Cannabis (Higher Certificate in Cannabis Production & Management), é classificado como Nível 5 no National Qualifications Framework (NQF), equivalente a um curso técnico superior no Brasil. Com duração de um ano, as aulas serão presenciais no campus da Cheeba em Joanesburgo, um dos principais polos econômicos e de inovação da África.

O programa combina teoria e prática para capacitar estudantes em todos os aspectos da cadeia produtiva da cannabis, abordando tanto usos medicinais quanto industriais. Entre os módulos estão aplicações clínicas, endocanabinoides e estratégias de dosagem; genética de sementes, métodos de cultivo sustentável e práticas avançadas de colheita; compliance, estratégias de negócios e fabricação de produtos; e impacto ambiental e novas práticas agrícolas.

Para a África do Sul, a introdução desse curso representa um avanço na capacitação formal para um setor em crescimento. Segundo Trenton Birtch, CEO e cofundador da Cheeba, o reconhecimento do programa é fruto de quatro anos de trabalho intenso. “Este curso estabelece um padrão de excelência e capacita empreendedores e trabalhadores a liderar em um dos setores mais relevantes da atualidade. Estamos comprometidos com a criação de meios de subsistência dignos e sustentáveis, especialmente em comunidades marginalizadas”, destacou em entrevista ao CannaReporter®.

Fundada em 2020, a Cheeba Cannabis and Hemp Academy já formou mais de 5 mil alunos em diversas áreas, de pequenos agricultores em regiões rurais a profissionais do mercado recreativo em centros urbanos. O novo curso superior é parte de uma estratégia mais ampla que inclui o Advanced Cultivation Programme, voltado para técnicas avançadas de cultivo.

Além do campus de Joanesburgo, a Cheeba está expandindo suas operações para áreas rurais, como o Cabo Oriental, região conhecida pela tradição no cultivo de cannabis, mas marcada por altos índices de pobreza e desemprego. Em parceria com a Township Cannabis Incubator (TCI), a instituição abrirá uma unidade em Mthatha, capital da província, com o objetivo de integrar pequenos agricultores ao setor formal por meio de práticas sustentáveis e cultivo de cânhamo industrial.

Com a legalização do uso, porte e cultivo pessoal de cannabis na África do Sul em abril de 2024, o cânhamo se tornou um mercado promissor. Linda Siboto, cofundador da Cheeba e natural de Mthatha, celebrou a iniciativa: “Trazer uma educação de classe mundial para minha terra natal reflete o papel transformador da educação em criar uma indústria inclusiva que valorize as contribuições dos agricultores locais”.

O curso terá um custo total de 84 mil rands sul-africanos (cerca de R$ 23 mil). Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Cheeba Cannabis and Hemp Academy.

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?