Claudinei Silva*
A ExpoCannabis 2024 foi um espaço de grande relevância para promover o diálogo sobre saúde, bem-estar e justiça social.
Nesse contexto, a Psicologia assume um papel indispensável ao trazer reflexões sobre o impacto social e humano do uso terapêutico da cannabis, especialmente no enfrentamento de preconceitos e desigualdades no acesso a tratamentos inovadores.
Como Coordenador da Comissão de Orientação e Psicologia em tratamentos com Cannabis Terapêutica do CRP 19 – Sergipe, acredito que a participação da Psicologia nesse evento vai além da prática clínica individual: é também uma oportunidade de ampliar o debate sobre a saúde mental como um direito universal. A cannabis terapêutica, enquanto recurso Psico terapêutico, se encaixa em qualquer abordagem psicológica, mas sua aplicação também deve ser analisada sob a perspectiva do impacto social, promovendo inclusão e equidade no cuidado à saúde.
O olhar observador deste Psicólogo na ExpoCannabis buscou compreender os múltiplos contextos em que os indivíduos vivem, analisando como as condições sociais, culturais e econômicas influenciam o acesso e os benefícios da cannabis medicinal. Ao desmistificar preconceitos, a Psicologia contribui para reduzir o estigma em torno desses indivíduos, dessa ferramenta terapêutica, especialmente em comunidades mais vulneráveis.
Minha participação neste grandioso evento reflete o compromisso com a promoção de uma sociedade mais informada e acolhedora, onde o acesso à saúde seja tratado como um direito, e não como um privilégio. A integração da cannabis terapêutica às práticas psicológicas precisa ser acompanhada de políticas públicas e ações que garantam um impacto social positivo, sempre respeitando a dignidade e a individualidade de cada pessoa.
Na ExpoCannabis 2024, a Psicologia se reafirma como uma ciência que não apenas cuida da mente, mas também transforma realidades, ampliando o acesso à saúde integral e contribuindo para uma sociedade mais justa e humanizada.
*Claudinei Silva é Psicólogo, Coordenador da Comissão de orientação e Psicologia em Cannabis terapêutica no CRP 19-SE. Pós Graduado em Cannabis Medicinal e Psicologia do Esporte. Realiza atendimentos em Psicoterapia integrativa. Atua também como educador, mentor e palestrante.